Marketing orientado por dados – Por que sua empresa precisa entender isso?
Conteúdo personalizado e marketing orientado por dados são bases para uma boa experiência de compra no varejo, aponta levantamento da Adobe
> EXPERIÊNCIA DA COMPRA
Após terem tido experiências positivamente diferenciadas, em diferentes canais de determinada marca, 78% dos consumidores disseram estar mais propensos a realizar alguma compra. Ao mesmo tempo, experiências ruins ocasionaram desinteresse pela marca e pela compra, proporcionando uma relação dificilmente reversível.
Isso reflete a importância da experiência de compra ser rápida, fluida e personalizada.
Um levantamento realizado pela Adobe mostrou que, principalmente no varejo, não há mais espaço para conteúdo sem relevância e marketing intuitivo.
A personalização influencia diretamente nas decisões de compra.
Números coletados na pesquisa:
DOS CONSUMIDORES,
- 71% optam por produtos com boa nota nos rankings online
- 75% esperam boas experiências independentemente do canal
- 70% relacionam e-mails marketing à personalização superficial
- 73% estão substituiriam uma marca por causa da experiência.
Do outro lado, empresas inovadoras estão atentas a esse momento e vêm transformando a forma de conectarem-se com o público.
DOS VAREJISTAS,
- 78% combinam marketing digital com Analytics
- 72% investem em mobile marketing
- 75% investem em personalização multicanal
- 73% aumentam o engajamento de seus clientes nos canais digitais
- 45% registram aumento das taxas de aquisição de novos clientes
- 34% relatam crescimento da receita do e-commerce.
A boa experiência de compra garante conversão.
“Basta de conteúdo sem sentido. É preciso apostar em conteúdo personalizado, com velocidade, independentemente do canal. O marketing intuitivo morreu. Hoje, as empresas devem investir em marketing orientado por dados. Essa é a melhor maneira de saber o que o cliente espera e precisa”
– Gabriela Viana, diretora de Marketing na Adobe Brasil para América Latina.
> INFOGRÁFICO
Confira o Briefing das Tendências Digitais 2016 elaborado pela Adobe em parceria com a Econsultancy.
Informações: Adobe Systems Incorporated e RMA Comunicação