Os micro-momentos e o caminho otimizado em direção ao cliente
Por Regina de Camargo Cavalcanti
Os dispositivos móveis têm nos redefinido: como pesquisar, aprender e comprar.
Através destes dispositivos pequenos, que são facilmente conectados com o mundo, as nossas marcas favoritas e os mais estranhos e variados fatos – todos os que quisermos pesquisar no Google – nos acompanham para onde quer que decidamos ir.
Curiosamente o Google batizou estes casos de conexão total como “micro-momentos.” De acordo com o Google, “90% dos usuários de smartphones usam seu telefone a todo momento seja para buscar respostas a questões de longo prazo ou para a solução de processos envolvendo tarefas do dia a dia onde quer que eles estejam’. Os “micro-momentos” são aqueles segundos ou minutos em que o indivíduo se volta para o seu dispositivo para encontrar respostas.
Para os profissionais de marketing, esses micro-momentos, e em particular o número crescente em que eles acontecem, tornam-se uma oportunidade de atingir seus clientes em um momento de real necessidade.
Assim, os micro-momentos são vistos como uma parte crítica da experiência de usuário e uma oportunidade para que as marcas deixem a boa impressão de satisfazer àquelas inquietas expectativas de um cliente em potencial.
Entretanto, há cuidados a tomar. Mesmo que o seu site esteja repleto de respostas ao que seus visitantes estão procurando, se a informação não for apresentada de uma forma que seja ideal para o usuário móvel, você provavelmente está perdendo oportunidades.
Por que Otimizar os Micro-momentos móveis?
Otimizar os micro-momentos móveis é essencial hoje em dia, já que o uso do dispositivo móvel continua a crescer, assim como a conexão 24/7 que os usuários já têm em seus dispositivos. Assim, as marcas precisam estar acessíveis sem qualquer tipo de restrição para atender às necessidades de seus usuários. A especialista norte-americana Talia Wolf, perita internacional em otimização de taxa de conversão (CRO), tem se dedicado a estudar como uma experiência móvel otimizada é percebida pelos clientes.
Ela reconhece as diferenças entre o visitante móvel contra o do desktop, observando que, “enquanto o visitante do desktop está sentado confortavelmente em sua mesa e tem todo o tempo do mundo para ler e converter, o visitante móvel está geralmente em movimento, realizando multi- tarefas, e muitas vezes utilizando um par de dispositivos ao mesmo tempo. Em síntese, os visitantes móveis estão mesmo à procura de informações diferentes das que um usuário de desktop busca. Eles precisam, efetivamente, de informações em tempo real.”
Apesar disso, com frequência, as páginas de destino não são projetadas especificamente para o usuário móvel. A prática mais comum, de fato, é projetar um website para ser responsivo. O design responsivo é feito tipicamente com o usuário de desktop em mente, mas está configurado para ajustar o layout da página para caber também no dispositivo que o usuário móvel está vendo.
Embora esta técnica torne o conteúdo disponível a todos os utilizadores, independentemente do dispositivo, ela nem sempre leva em conta a apresentação do conteúdo ou o estado de espírito do usuário. Desnecessário dizer que, em um micro-momento móvel, quando um usuário está apressado, distraído, na página de uma campanha, e encontra uma tela cheia de informações, convites para diferentes ações, e pouco tempo para resolver tudo, a apresentação do conteúdo e o estado de espírito tornam-se fatores-chave para a conversão.
Como Otimizar a Experiência Para os Usuários Móveis
As empresas podem verificar a teoria na prática, incorporando esses três princípios em seu próprio website para melhor atender as necessidades do usuário móvel.
Mensagem
Comece simplificando a sua mensagem para o visitante móvel, optando por concentrá-la apenas sobre os principais benefícios do produto, ao invés de ter uma longa lista de todos os recursos do produto.
Complemente as mensagens, incluindo um gatilho visual. Uma boa maneira de fazer isso é inserir uma imagem de um colaborador/ cliente ou parceiro claramente feliz que usa explicitamente o seu produto. Isso iria adicionar um elemento humano e ter mais destaque em comparação com a demonstração apenas das ferramentas.
Título
Certifique-se que seu apelo seja forte visualmente (aumentando o tamanho da fonte) e emocionalmente (através da inserção de elementos de interação social no alto da página, em vez de exibir apenas na parte inferior da mesma).
Apelo à ação (CTA – Call-to-action)
Também é importante atualizar sua página de destino para ter apenas um CTA, e certificar-se de que o CTA seja acionável em um dispositivo móvel. Esta etapa é necessária para criar um novo CTA, atualizando o recurso de acordo com o dispositivo móvel, para que seus visitantes móveis não percam tempo e possam retornar e concluir sua jornada exatamente a partir do ponto onde pararam, caso retornem para sua área de trabalho. O uso de uma poderosa plataforma de gerenciamento de conteúdo, como o Progress® Sitefinity™, ajudará a personalizar suas páginas de destino responsivas e, assim, criar uma experiência de cliente perfeita em todos os dispositivos.
Os micro-momentos móveis são passos críticos no caminho do cliente. Isto porque, sendo eles pequenos e definitivos passos, que ajudam a construir a consciência de um visitante em relação a uma marca. Ou são, simplesmente formas de rápido avanço, que resultam na compra do produto. De modo que os profissionais de marketing precisam estar preparados para atender às expectativas de seus usuários e isto inclui ter o conteúdo certo no momento certo e exibi-lo de uma forma que seja ideal para o dispositivo que está sendo usado.