Mulheres empreendedoras são três vezes mais comuns do que em cargos de liderança
Pesquisa encomendada pela iZettle, empresa sueca que está reinventando soluções de pagamentos e serviços financeiros, aponta que a presença de mulheres empreendedoras à frente dos pequenos negócios é bastante relevante, já que quase 4 em cada dez empresas têm uma mulher no comando.
O estudo que revelou a realidade das mulheres empreendedoras, realizado pelo Instituto Qualibest, entrevistou 831 pessoas, com ênfase em MEIs (microempreendedores individuais), que totalizaram a maior fatia de público, com 30% da base pesquisada. Considerando apenas o recorte da categoria MEI e de profissionais autônomos (66% dos respondentes), essa tendência é ainda mais evidente. O percentual de mulheres empreendedoras nessa faixa é de 43%.
“Fizemos essa pesquisa para entender melhor o perfil do nosso cliente e acabamos identificando dados curiosos, que refletem as peculiaridades e fortalezas do empreendedorismo brasileiro. Identificamos, por exemplo, que a média de idade dos respondentes é de 40 anos, acima do nosso padrão na Europa, na faixa dos 25 anos. O alto grau de escolaridade foi outra surpresa”, explica Daniel Bergman, CEO da iZettle no Brasil. Com 70% desses empreendedores com nível superior incompleto, superior completo ou algum tipo de pós-graduação, as chances de as empresas decolarem no médio prazo é maior.
Outro dado interessante é que o uso de cartão de crédito e débito nos negócios menores é maior do que a média geral. Nos negócios com faturamento de até R$ 30 mil, que representaram 32% da base, apenas 25% não aceitam cartão. Na média geral da pesquisa, o percentual vai para 47%. “Esse é um dado que nos favorece pois mostra que ainda há muito espaço de crescimento no mercado”, finaliza Bergman.