Volkswagen Virtus é a aposta da VW para assumir liderança dos sedãs compactos

A Volkswagen já tinha apresentado no fim do ano passado as características técnicas e qualidades de seu novo sedã, o Volkswagen Virtus, faltava saber preços e ambições de mercado, divulgados agora com o lançamento oficial do modelo que começa a ser vendido na última semana deste mês.

Volkswagen Virtus

Foto: Volkswagen

A três versões MSI 1.6, Confortline e Highline 200 TSI (estas duas equipadas com o motor três-cilindros 1.0 turbinado) vão custar, respectivamente, R$ 60 mil, R$ 73,5 mil e R$ 80 mil, mas a tabela supera os R$ 85 mil com a inclusão de opcionais. Com esses valores e uma boa oferta de espaço, conforto, eficiência e tecnologia, a fabricante espera liderar o segmento de sedãs compactos no País, o que significa atualmente vender mais de 2 mil unidades por mês, com a expectativa de que 80% das compras sejam das duas opções mais caras.

Apesar de o Virtus ter o mesmo tamanho de outro sedã Volkswagen, o Jetta, classificado como carro médio para os padrões brasileiros, os executivos da fabricante projetam pouca canibalização de modelos da própria marca – até porque o novo Jetta lançado este mês no Salão de Detroit é maior do que o atual e assim deve se diferenciar do irmão menor. Se essa visão estiver correta, o Virtus poderá acrescentar em torno de 25 mil unidades às vendas da VW este ano, o que poderia tornar a marca novamente vice-líder do mercado brasileiro, caso a Fiat não tenha melhor reação com o Cronos – embora pouco menor, concorrente direto do Virtus que chega às revendas em fevereiro.

FAIXA AMPLA

Volkswagen Virtus

Foto: Automotive Business

O Volkswagen Virtus trafega no Brasil na obscura categoria de sedãs compactos criada pela Fenabrave, a associação nacional dos concessionários, que ao classificar os veículos considera muito mais seus preços e motorização do que o tamanho. Por esse critério, sem opção de motorização 1.0 e com valores intermediários, o novo carro da Volkswagen está encaixado entre os sedãs pequenos e médios, junto com cinco outros modelos liderados até agora por ampla margem pelo Chevrolet Cobalt e Honda City. “Por suas características, o Volkswagen Virtus vai atravessar segmentos, deverá concorrer tanto com compactos como carros maiores como o (Toyota) Corolla, por exemplo”, avalia Pablo Di Si, presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

Isso quer dizer que o Volkswagen Virtus deverá atuar em faixa de mercado bem mais ampla do que sua própria categoria de sedãs compactos, que em 2017 representou apenas 2% das vendas de automóveis no Brasil, com 40,2 mil unidades emplacadas de seis modelos. Se juntar com sedãs pequenos e médios, o segmento aumenta consideravelmente para cerca de um quarto dos emplacamentos no País, considerando 470 mil no ano passado.

VOLKSWAGEN VIRTUS: PROJETO BRASILEIRO

Volkswagen Virtus

Foto: Automotive Business

O Volkswagen Virtus é o segundo dos 20 lançamentos de veículos completamente novos (sem incluir versões) prometidos pela Volkswagen na América do Sul até 2020, mas é o primeiro carro desenvolvido pela engenharia brasileira sobre uma plataforma global do Grupo VW, a MQB – a mesma sobre a qual já são montados aqui Polo e Golf, mas esses são projetos originados da Alemanha. O Volkswagen Virtus é um derivado do hatch Polo, mas no momento é fabricado só no Brasil, na planta Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), a mais antiga da VW fora da Europa, que recentemente recebeu investimento de R$ 2,6 bilhões para produzir modelos sobre a plataforma MQB.

O visual do novo sedã, assim como o do Polo, nasceu das mãos de dois brasileiros, os irmãos gêmeos Marcos e José Pavone, o primeiro chefe de design da Volkswagen na Alemanha e o segundo também chefe da área na subsidiária brasileira da empresa. É um desenho “limpo e elegante”, sem exageros e agradável ao olhar.

O Volkswagen Virtus tem entre-eixo (2,65 metros) maior que o do Polo e seu comprimento total de 4,48 m o coloca em igualdade de espaço com muitos sedãs médios. O resultado é bastante conforto interno para quatro pessoas e um amplo porta-malas de 521 litros.

Assim como o Polo, o Volkswagen Virtus ganhou classificação de cinco estrelas, a máxima, nos testes de colisão do Latin NCAP, o que o coloca entre os carros mais seguros vendidos na América Latina. Além da estrutura reforçada com aços de alta resistência, o modelo vem de fábrica com quatro airbags, frontais e laterais, que se combinam bem aos cintos de segurança dianteiros com pré-tencionador, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Os assentos traseiros têm sistema de fixação de cadeiras infantis tipo Isofix. As duas versões de topo 200 TSI têm controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração incluídos no preço básico, e a opção de entrada MSI 1.6 pode ter o equipamento como opcional.

Todas as versões vêm equipadas com direção elétrica, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, retrovisores e travas, suporte no painel para fixação de celular com entrada USB para recarga, além de sistema de som de quatro alto-falantes com rádio AM/FM, conexão Bluetooth e entradas USB, cartão SD e auxiliar.

 


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