Pequenas empresas mineiras superam o saldo de empregos gerados pelas médias e grandes empresas
Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais voltam a contratar mais do que demitir que o restante do país
Em junho, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras superaram a geração de empregos nas Médias e Grandes Empresas (MGE). Enquanto as MPE registraram o saldo de empregos de mais de 15 mil vagas, as MGE demitiram mais que contrataram e fecharam o mês no vermelho com o saldo de -2,9 mil vagas. É o que mostra o levantamento do Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MTB), que considera o saldo de emprego como a diferença entre o número de demissões e contratações no período.
Os pequenos negócios de Minas Gerais voltaram a liderar o ranking da geração de empregos. Assim como em maio, os pequenos negócios mineiros registraram, em junho, cerca de 15 mil vagas, o maior saldo de empregos do país. De acordo com o estudo, no período, as MPE mineiras registraram 99.729 admissões e 84.542 desligamentos. Somado aos outros cinco meses do ano, o estado já acumula um saldo positivo de mais de 66 mil vagas. “Já são, aproximadamente, 8 mil vagas a mais que no mesmo período de 2017”, explica a assistente do Sebrae Minas Gabriela Martinez.
Novamente, o principal motivo foi o aumento das contratações no setor de Agropecuária e Extração Vegetal, que registrou o maior saldo do estado (16.388 empregos gerados pelas MPE). Sendo os trabalhadores da cultura do café (7.236 vagas), volante da agricultura (6.172 vagas) e agropecuário em geral (1.935 vagas), as três ocupações com melhor desempenho.
O estado só não obteve um resultado melhor no período devido aos saldos negativos gerados pelas MPE dos setores de indústria de transformação (-2.074 vagas), comércio (-1.018 vagas) e extrativista mineral (-93 vagas).
O Sul de Minas foi a regional que as MPE geraram mais contratações que demissões, apresentando um saldo de 6 mil empregos. A região do Triângulo e Alto Paranaíba também foi destaque, sendo responsável por mais de 3 mil postos de trabalho.
Já as cidades com melhores saldos de empregos gerados pelas MPE foram: Belo Horizonte (574 vagas), Ibiraci (528 vagas), Patrocínio (499 vagas), Campos Altos (494 vagas) e Rio Paranaíba (448 vagas).