Mercado de Marketing e Vendas se estabiliza no segundo semestre de 2017
O mercado de trabalho encontra-se desestabilizado, já que 60% dos empregadores realizaram demissões entre 2016 e 2017, segundo o Guia Salarial Hays 2017.
Os setores menos afetados pelo cenário político-econômico foram mercado de marketing e vendas, áreas extremamente estratégicas. A partir do segundo semestre deste ano, os profissionais mais procurados serão do mercado de Marketing Digital, Inteligência de Mercado e Vendas Técnicas.
Fortes habilidades interpessoais e idiomas, como inglês fluente e muitas vezes o domínio do espanhol são exigidos pelos empregadores. Outros perfis que estão em alta são os Gerentes de Relações Governamentais, Gerentes de E-commerce, Produto/Categoria e Nacional de Vendas. Por outro lado, os gestores de Ponto de Venda, Merchandising, Gerente de Inovação e Expansão são os perfis menos solicitados.
Para os gestores entrevistados, se atualizar e exigir os resultados do negócio, sem se esquecer dos valores humanos ou do cuidado da perda da essência final que é o resultado do coletivo. Em 2016, os perfis que mais se destacaram foram os Desenvolvedores de Negócio para Brasil e Latam e posições de Marketing com foco em estratégia e inovação.
A retomada do crescimento do setor oferece uma boa perspectiva aos profissionais que buscam desenvolvimento na profissão, ou recolocação no mercado de trabalho. É importante que o foco estratégico continue voltado à evolução do negócio, pensando sempre em seus públicos de interesse. Dessa forma, é possível o progresso não apenas de Vendas e Marketing, mas de toda economia brasileira.