Lookalike Audiences ajuda marcas a alcançar novas audiências e criar engajamento
Outbrain, plataforma líder mundial em descoberta, inicia a implementação do Outbrain Lookalike Audiences.
A nova ferramenta ajuda os profissionais de marketing a alcançar novas audiências e criar engajamento com seus negócios, uma vez que possuam perfil semelhante ao da base atual de consumidores que realizaram alguma conversão. Para Outbrain, significa encontrar audiências semelhantes baseadas em interesses e comportamentos comuns demonstrados e, em seguida, segmentar essas audiências em escala, através da rede de distribuição premium da Outbrain.
Outbrain é a única plataforma de descoberta que oferece segmentação da audiência (em breve disponível também no mercado brasileiro) e o recurso de Lookalike. Isso permite que profissionais de marketing ampliem as interações – fora das mídias sociais – conectando suas marcas ao público com maior probabilidade de se tornar um cliente, usando como base o conteúdo com o qual eles estão ativamente interagindo. Outbrain mapeia bilhões de interações de consumo de conteúdo dos usuários na web e, a partir disso, entende os interesses reais do usuário e seu modo de descoberta, muito além do comportamento público que esse usuário compartilha na rede. Ao combinar o Lookalike Audiences com o gráfico de interesse proprietário da Outbrain, gera-se maior eficiência e valor para marcas que possuem metas de desempenho.
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Brooklinen e Everquote estão entre os primeiros de mais de 30 parceiros de marca que já implementaram e aproveitaram o Outbrain Lookalike Audiences. Marcas no programa beta têm visto em média 45% mais conversões e 30% menor CPA (custo por aquisição) em comparação com a segmentação padrão. Um recente estudo de caso com Brooklinen, loja especializada em artigos para casa, mostrou que a Outbrain obteve um CPA 50% menor em comparação com as campanhas padrão, assim como uma taxa de conversão 15% maior, no mesmo dia, do que as plataformas sociais com CPC (custo por clique) 3X mais baixo.
“Lookalike Audiences é o mais recente compromisso da Outbrain em trazer ferramentas audaciosas e impactantes para a indústria e, por meio dela, conseguimos aumentar significativamente nossas conversões em um CPA 50% menor que o de outras campanhas com segmentação mais avançada”, disse Justin Lapidus, General Manager na Brooklinen. “Outbrain provou-se um parceiro forte, capaz de casar o nosso conteúdo com o cliente certo, conduzindo audiências de qualidade para comprar em escala em nosso site”, completou.
“Outbrain Lookalike Audiences permite que as marcas ampliem o público-alvo e melhorem o desempenho ao associar a ferramenta ao nosso gráfico de interesses proprietários”, comentou Amit Elisha, Vice Presidente de Produtos na Outbrain. “Por meio da Lookalike Audiences, Outbrain continua a avançar na categoria de descoberta e permite que as marcas vão além dos limites de mídias sociais e encontrem seus reais consumidores na web utilizando uma melhor correspondência entre conteúdo e audiência e, assim, melhorando as recomendações personalizadas para conduzir conversões. Nossa visão é oferecer dados direcionados e mensuráveis impulsionados pelas soluções que se encaixam com suas estratégias sociais e de busca e permitem atingir a audiência certa de uma forma autêntica”, finalizou.
Alcance mais audiências em um só lugar
Lookalike Audiences da Outbrain podem ser modeladas a partir de dados proprietários do cliente como, por exemplo, visitantes do site, segmentos dentro de uma DMP, listas de CRM etc. Quanto mais homogêneo o público e quanto mais próximo estiver a audiência dos conversores de funil, melhor será o desempenho da audiência conduzido pela ferramenta
“Lookalike Audiences são mais comumente associados com a mídia social, mas existe uma diferença significativa entre o que lemos e o que compartilhamos com os amigos. Nosso Lookalike Audiences permite que as marcas aproveitem este fenômeno global e estendam o seu alcance a novos públicos que estão verdadeiramente interessados no que a marca tem para oferecer, complementando assim os seus esforços fora das ferramentas de busca e do social,” disse Roy Sasson, Chief Data Scientist na Outbrain.
“Os dados obtidos de nossa pesquisa mostram que as categorias que recebem muitas visualizações e poucos compartilhamentos nem sempre refletem os interesses daqueles que as consomem, enquanto que categorias como arte, educação, arquitetura, carreira, e literatura recebem muitos compartilhamentos e poucas visualizações com baixo engajamento. Essa nova ferramenta pode ajudar marcas a atingir suas verdadeiras audiências, com alta probabilidade de convertê-las em potenciais consumidores”, complementou.
A ciência dos dados no seu máximo – Como o modelo Lookalike funciona:
Moran Gavish, o Data Scientist que liderou a pesquisa e desenvolveu a estrutura da ferramenta Lookalike Audiences, explicou brevemente como o algoritmo funciona. “Um negócio como por exemplo um e-commerce, oferece para a Outbrain uma lista de usuários que fizeram uma compra, não necessariamente tendo sido redirecionados por um anúncio dentro da rede da Outbrain. Utilizamos modelos de aprendizagem mecânica, como regressão logística, árvores de decisão e factorização de matriz para caracterizar os interesses de conteúdo desses usuários valiosos. Tais interesses (chamamos “features”) podem incluir as principais categorias de conteúdo lidas e não suscetíveis de serem lidas, websites que visitam e que não são suscetíveis de visitar, pessoas e empresas em que estão interessados, etc. Usando esses modelos, identificamos em tempo real um usuário que não está incluído na lista da marca, mas é semelhante a esses usuários valiosos, e recomendamos a eles campanhas desta marca.”
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