Plataforma promove a conexão entre cultivadores de alimentos com aqueles que procuram uma alimentação mais saudável
Com foco no crescente conceito de urban farming, a plataforma digital conecta quem quer doar alimentos saudáveis e quem busca por eles
Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos: três problemas resolvidos colaborativamente de uma só vez. A partir desse insight, e com a ajuda da tecnologia, FarmSquare, uma ferramenta social para promover o acesso a frutas, legumes e verduras, chega para conectar diretamente quem cultiva os alimentos com quem procura por eles, sem intermediários.
A plataforma surge em um momento em que o conceito de urban farming já é uma realidade crescente no Brasil além, claro, da busca por uma melhor qualidade na alimentação. O Brasil, hoje, é um país que possui 84% de sua população em espaço urbano e 16% em rural. Nos anos 70, era quase um empate: 56% das pessoas nas cidades e 44% no campo. A urbanização também trouxe outros problemas relacionados à alimentação como o desperdício, falta de acesso a alimentos saudáveis, entre outros. Nesse cenário, a popularidade do cultivo urbano vem crescendo, como opção para quem quer desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.
A plataforma surge com a missão de conceber uma comunidade que une pessoas e empresas em torno de causas importantes. A inspiração nasceu de um primeiro encontro da marca de sucos Del Valle com o apresentador Rodrigo Hilbert, dono de uma horta caseira onde produz alimentos para consumo próprio. Ele tentou algumas vezes doar o excesso da sua produção, mas sempre esbarrou na burocracia.
Além da Del Valle e do Rodrigo Hilbert, se juntam a FarmSquare parceiros como David Hertz, Chef, Empreendedor Social e fundador da Gastromotiva; a FLAGCX, parceira na concepção da plataforma; Niiez, estúdio de design e consultoria criativa e a CI&T, responsável pelo desenvolvimento da solução digital. “Não é uma campanha, é de fato uma plataforma de longo prazo, que soma parcerias, com a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e nutritiva, ao mesmo tempo em que valoriza a relação direta entre as pessoas”, explica Marcelo Pascoa, diretor de Creative Excellence da Coca-Cola.
Para participar como doador no FarmSquare, é só produzir qualquer tipo de fruta, verdura ou legume: seja de uma horta ou na janela de um apartamento. Também vale para quem simplesmente quer doar excedentes da geladeira de casa, do restaurante ou de qualquer outro estabelecimento comercial. Além de pessoas comuns, organizações sociais e ONGs podem ter perfis na plataforma, acessando a página do Facebook da ferramenta.