Porsche muda posicionamento sobre fabricação de veículos autônomos

Há alguns meses, a Porsche vive um dilema sobre o que fazer com seus carros conforme as tecnologias de condução autônoma se popularizam. 

Mission E, concept car elétrico da Porsche / Foto: Divulgação

Mission E, concept car elétrico da Porsche / Foto: Divulgação

Em fevereiro, Oliver Blume, CEO da Porsche, foi enfático: “as pessoas querem dirigir por conta própria”, respondeu a um repórter, negando a possibilidade de a empresa fabricar carros autônomos.

Nove meses se passaram e as opiniões de Blume sobre o tema não são mais tão enfáticas. “Nós cogitamos tecnologias [autônomas] que se combinem com a genética da Porsche”.

Sim, os Porsche podem ter funções autônomas em breve. Mas, isso não significa que os motoristas deixarão de acelerar os esportivos. Em entrevista à Autocar, Blume explicou que a empresa estuda maneiras de conciliar o prazer de dirigir que a Porsche sempre procurou oferecer aos seus clientes endinheirados com algum nível de tecnologia.
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Uma possibilidade seria a de que o carro assumisse o controle da condução na hora de buscar uma vaga em um estacionamento enquanto você sai para jantar. Assim que sair do restaurante, seu Porsche pode ir sozinho da vaga até você. “Quando você está indo para o trabalho de manhã e está em um congestionamento, existe a possibilidade de você ler o jornal”, disse.

As novas opiniões do CEO vão de encontro ao que Wolfgang Hatz, então membro do conselho de administração da Porsche responsável por pesquisa e desenvolvimento, disse em entrevista à Autoesporte durante o Salão de Frankfurt do ano passado. Questionado sobre a possibilidade de a empresa de luxo desenvolver um carro 100% elétrico, Hatz respondeu: “Por que não? Nós temos todas as tecnologias já aplicadas hoje em dia, nós podemos fazer. Quando quisermos fazer. Nós temos que oferecer aos nossos consumidores que, por exemplo, o carro assuma o controle em um período de trânsito, se ele quiser. Todos estão indo atrás disso, então nós também iremos fazer. Nós estamos preparados para isso”.

Alguns meses depois, Hatz se viu envolvido no escândalo da fraude de emissões do grupo Volkswagen e pediu demissão, mas a visão da empresa sobre carros autônomos parece não ter sido afetada de lá para cá.

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