Facebook começa a priorizar posts de amigos e familiares no feed
As redes sociais vivem em constantes mudanças, e isso impacta a forma das marcas trabalharem nas mídias e dos consumidores interagirem com as pessoas e empresas. Uma das redes que mais passa por mudanças é o Facebook, que altera os algoritmos para gerar uma “melhor experiência para os consumidores”. Isso aconteceu novamente na semana passada.
A partir de agora, posts de pessoas (amigos e, especialmente, familiares) serão priorizados. Veja a declaração original aqui. Segundo a rede, o intuito da mudança é garantir que o tempo gasto no Facebook pelos seus usuários seja com experiências de qualidade, onde as pessoas interajam com o que realmente importa para elas. Eles alegam que, de acordo com as suas pesquisas, os usuários são mais ativos e interagem mais com posts de outras pessoas.
Confira abaixo alguns impactos com as mudanças e coloco à disposição o Rafael Kiso, fundador da mLabs – plataforma de gerenciamento de redes sociais – e especialista em marketing digital com mais de 20 anos de mercado para falar sobre as principais diferenças e expectativas.
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Posts de amigos e familiares terão prioridade no Feed de Notícias
De acordo com Adam Mosseri, líder do Feed de Notícias, o “Facebook foi criado para aproximar mais as pessoas e fortalecer seus relacionamentos. Uma das formas como fazemos isso é conectando as pessoas a posts significativos de amigos e familiares no Feed de Notícias. Nos próximos meses, vamos fazer atualizações no ranking do Feed, para que as pessoas tenham mais oportunidades de interagir com as pessoas com as quais elas se importam mais.”
Sabemos que, mais do que melhorar a experiência dos seus usuários, o Facebook quer, também, fazer com que as empresas paguem para impactar seus públicos através dos anúncios. Mas, até aqui, nenhuma novidade, certo? Assim como qualquer outra empresa, o Facebook quer lucros e busca maneiras de fazer isso.
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O que as empresas que usam o Facebook podem fazer?
Se você está preocupado com a mudança no algoritmo do Facebook e quer reduzir o impacto dela na sua estratégia, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Promova conteúdo realmente relevante
Você já deve ter ouvido, visto e lido milhares de vezes que o conteúdo é rei, certo? E isso, realmente, é verdade. Promover conteúdo realmente relevante para a sua persona é o único caminho de gerar compartilhamentos e engajamento orgânico no Facebook. Pense que o seu público também continuará vendo os posts de compartilhados por seus amigos e familiares. E ele pode, tranquilamente, ser um post de uma empresa, certo? Ou seja, se o conteúdo é bom, ele é compartilhado, gera engajamento e com isso, tem mais alcance orgânico.
Anuncie!
Os anúncios são uma incrível ferramenta para as empresas nas redes sociais! As infinitas possibilidades de segmentação que o Facebook e o Instagram oferecem dão às marcas algo que, até pouco tempo atrás, era praticamente impossível: alcançar um público altamente qualificado com pouco investimento.
Sim, anunciar nas redes sociais é muito mais barato (e efetivo) do que anunciar no intervalo da novela das 9! Então, aproveite. Neste e-book, te ensinamos (passo a passo) como usar o Gerenciador de Anúncios para criar campanhas para Facebook e Instagram.
Aposte em novos formatos (e canais)
Em nosso último estudo, constatamos que o Instagram é campeão em engajamento frente ao Facebook. Isso significa, para as empresas, um mar de possibilidades quando o assunto é marketing.
Mais do que estarem em alta com o público, os formatos de vídeo, especialmente o Instagram Stories, têm alcance muito mais significativo que quaisquer outros. Então, não perca tempo!
Crie sua própria audiência
Ok. As redes sociais são essenciais para qualquer estratégia de marketing digital. Sabemos disso.
Mas, é importante nunca nos esquecermos que aquela audiência não é nossa, de fato. Nada impede que o Facebook acabe com ela do dia para a noite (calma, isso é só um exemplo!).
Por isso, é importante que as empresas aprendam a usar as redes para construir uma audiência própria e ativa também em outras plataformas. Investir em blogs, sites e criar ambientes para que elas possam se relacionar com seu público é a melhor forma de fazer isso.
Informações:
Stephanie Van Sebroeck