Especialista indica como preparar a empresa para as vendas de inverno

A poucos dias para o inverno, já dominam as vitrines ofertas de diversos produtos tradicionais para esta época do ano: em lojas de vestuário vemos peças como casacos e roupas de lã, e restaurantes surge o chocolate quente acompanhado por uma variada carta de caldos e sopas, tudo para manter o cliente aquecido.

Foto via Patryk D.

Mas para quem tem como carro chefe a venda de sorvetes ou roupas de praia, por exemplo, como enfrentar três meses de possíveis quedas nas vendas?

O professor Fábio Tescari, administrador de empresas e docente da BSP – Business School São Paulo, lembra que as possibilidades de aproveitar esta sazonalidade são muitas, desde que com um planejamento prévio e bem elaborado. “Sabendo que a tendência na época de baixa temporada é uma queda no faturamento, a empresa deve pensar em alternativas para reduzir custos e compensar essa queda, ou mesmo oferecer produtos e serviços alternativos”, afirma o especialista.

Variar o portfólio pode ser uma boa saída, mas Tescari reforça que o empreendedor deve verificar antecipadamente se dispõe de recursos e capacidade para esta variação. “Há sorveterias, por exemplo, que oferecem café no inverno, mas para isso é necessário se certificar de que o espaço físico é adequado, se há equipamentos e insumos necessários à oferta deste novo produto e se não há conflito com a marca e o posicionamento da empresa”, comenta.

O professor da BSP lembra ainda que, quando é verão no Brasil, é inverno no hemisfério norte e vice-versa. Com isso, a empresa pode aproveitar nichos que ficam esquecidos nesta temporada. “Para quem trabalha com produtos típicos do verão, uma solução é exportar mercadoria ou mesmo atender ao público que planeja viajar para o exterior ou para as regiões norte e nordeste do País, que permanecem com temperaturas mais elevadas entre junho e agosto”.

Sua empresa trabalha com produtos de verão? Confira as dicas do professor Fábio Tescari, da BSP – Business School São Paulo, para se preparar para a temporada mais fria do ano:

  1. A empresa deve iniciar o período de baixa temporada com baixos níveis de estoque dos produtos sazonais, minimizando custos financeiros;
  2. Se o negócio for relacionado à moda, pode acontecer uma mudança de tendência que diminuirá a possibilidade de venda dos produtos no próximo período de alta temporada, é preciso ficar atento;
  3. Se os produtos tiverem curto prazo de validade, a empresa deve concentrar esforços para escoar os estoques ainda no final da alta temporada, evitando possíveis descartes posteriores;
  4. A empresa pode planejar estratégias de marketing para alavancar a venda dos produtos sazonais, reduzindo preços ou fazendo promoções junto a outros itens (por exemplo, oferecer kits de protetores solares junto com outros produtos de beleza pessoal).