QR Ponto: Ponto eletrônico com QR Code agiliza controle da jornada de trabalho
O controle manual de registro de entrada e saída de colaboradores é uma atividade burocrática que consome tempo e energia dos profissionais de RH, de gestores e dos próprios trabalhadores. Por isso, muitas empresas têm optado por sistemas eletrônicos que tornam a tarefa mais ágil, econômica e inteligente, como a Pontomais, que criou o QR Ponto.
O sistema QR Ponto, da startup curitibana Pontomais, permite que o colaborador registre seus horários de maneira flexível para cada necessidade. Cada funcionário possui um QR Code único e realiza as marcações de ponto a partir de um único aparelho, que pode ser um tablet instalado na recepção da empresa, por exemplo, ou mesmo pelo computador ou celular do colaborador a partir de sua casa, quando em regime de trabalho home office.
Basta apontar o código para a câmera e o sistema registra informações de dia, horário e localização do ponto, além de tirar uma foto para auditoria do RH ou do gestor. A empresa também registra uma cerca eletrônica para determinar o local onde o ponto deve ser batido.
“Todo o processo dura entre quatro e sete segundos, oferecendo mais agilidade, segurança e comodidade aos funcionários. A solução também traz vantagens financeiras, já que os custos dos tablets utilizados são bem inferiores aos de um relógio de ponto com bobina e manutenção. Além disso, caso haja dificuldades em relação à conexão com a internet, é possível realizar o ponto de maneira offline que depois será atualizado no sistema”, diz o CEO da Pontomais, Hendrik Machado.
O sistema também está totalmente adaptado às novas regras trazidas pela reforma trabalhista e obedecem à portaria 1510 do Ministério do Trabalho, que determina como deve ser feito o registro de entrada e saída dos empregados, e à portaria 373, que regulamenta o uso de controle alternativo de ponto.
A tecnologia pode oferecer flexibilidade de acordo com as necessidades de cada empresa, como registrar jornadas de 6, 8 e 12 horas diárias, escalas de finais de semana, feriados, jornadas de trabalhos parciais, horários de almoço, criação de turnos, jornadas específicas para uma equipe e tratamento de banco de horas. O sistema também engloba os trabalhadores PJ e freelancers que não têm horário fixo, mas precisam de controle de horas.
“O QR Ponto ajuda a desmistificar o assunto Ponto Digital, porque entrega uma solução funcional e de baixo custo para pequenas empresas que tem necessidade de controlar o ponto de seus colaboradores, porém não podiam investir um valor alto de um relógio ponto, por exemplo”, disse o CEO da Pontomais, Hendrik Machado.
Informações:
Renan Araújo