Líderes criativos: vocês precisam se perguntar essas 4 questões
É fato entre os melhores líderes: a criatividade da equipe é crucial para o sucesso do negócio.
Recentemente, uma pesquisa da IBM descobriu que a característica mais procurada pelos CEOs é a criatividade, superando disciplina, controle emocional e integridade.
Quando seu espírito criativo inspira os colaboradores, agências e freelancers a criar soluções mais relevante para o público, seu negócio só tem a ganhar (assim como você).
Mas isso não se aplica apenas aos designers, redatores e produtores de vídeo, considerados os únicos tipos de “criativo”. Criar é uma carência humana primitiva e necessária para a realização de qualquer trabalho. A habilidade de criar algo verdadeiramente relevante impacta não só no número de vendas, mas também no engajamento e sentimento de realização da equipe.
Você está sufocando a criatividade da equipe?
Pesquisas recentes mostraram que 47% dos funcionários de agência tem o ânimo em níveis “baixos” ou “perigosamente baixos”, sendo que as principais razões são a liderança insatisfatória (73%) e a insatisfação com o trabalho (38%).
Já sabemos a importância da criatividade da sua equipe para atingir seus objetivos de negócio, mas a questão é: você está permitindo que a criatividade flua livremente?
Para chegar a resposta, você tem que fazer a si mesmo quatro perguntas:
1. Meu foco está nos negócios, invés das soluções criativas?
A pesquisa “Estado de Criar 2016” da Adobe confirmou que 73% dos criativos sentem que há uma crescente pressão sobre eles para serem cada vez mais produtivos no trabalho. Se sua equipe é focada e recompensada por cegamente resolver problemas o mais rápido possível, eles não estão sendo criativos.
O espírito criativo precisa de espaço para pensar, diversidade de pensamento e um ambiente para criar experiências novas e interessantes. Claro, você tem prazos para seguir, mas seu time precisa de oportunidades para soltar a criatividade. O processo criativo não é linear, e a inspiração vem quando menos se espera. Você está dando tempo e diversidade de pensamento que seu time precisa para desenvolver novas soluções?
2. Estou limitando a criatividade no ambiente de trabalho?
Você toma férias regulares? Envia e-mail para sua equipe tarde da noite? Está cuidando de si mesmo – priorizando o sono, o exercício e a alimentação? Você está constantemente respondendo a sua caixa de entrada em vez usar o tempo para planejar novas estratégias?
São os superiores que inspiram uma equipe, e se você andar pelo escritório exausto se gabando de ter passado a noite toda no escritório, verão quem não devem seguir. Tenha certeza de que você está incentivando comportamentos que promovam a criatividade, para que sua equipe se sinta valorizada.
3. Estou fazendo meu time se sentir inseguro?
O projeto do Google Aristóteles descobriu que suas equipes mais inovadoras e criativas tinham uma coisa clara em comum – a estabilidade emocional. Você não precisa passar tardes fazendo dinâmicas de grupo, mas precisa criar uma cultura que promova a capacidade de tentar e falhar sem recriminação, a honestidade em tempos difíceis, a confiança e a empatia.
Confiança e estabilidade emocional são especialmente importantes para equipes ágeis e rápidas. O respeito mútuo entre os membros da equipe é fundamental. Se alguém falha em uma tentativa, você precisa mostrar empatia e comemorar o que aprendeu em vez de repreendê-lo.
4. Eu estou falhando em impedir o estresse?
Você tem ignorado um problema que sua equipe enfrenta repetidas vezes? O estresse é contagioso, e especialmente nos ambientes de trabalho abertos de hoje, apenas a visão de alguém mal-humorado pode trazer o resto da equipe para baixo também.
Gaste tempo reconhecendo e lidando com as principais fontes de estresse. Pode ser a revisão dos projetos, questões com agências externas ou falta de um sistema de registro onde as pessoas podem acessar ativos úteis. Aliviar algumas das tensões diárias da sua equipe vai ajudar a libertarem a criatividade.
Líderes criativos agem
Se você respondeu “sim” para mais de uma questão, você não está sozinho. Reconhecer como sua liderança pode estar limitando a criatividade da equipe e fazer mudanças é a próxima etapa. Usar toda sua criatividade na liderança é a melhor forma de ajudar a liberar a deles.