RACISMO INSTITUCIONAL – Precisamos falar (e refletir) sobre isso
Nova Campanha do Governo do Paraná evidencia a realidade enfrentada por negros no mercado de trabalho: esse é o Racismo Institucional
Em pleno 2017, Racismo Institucional ainda é um comportamento corriqueiro em ambientes corporativos. Nele, empresas públicas e privadas diferenciam candidatos e empregados conforme a origem étnica, cor de pele ou cultura. E é para este tema que a campanha criada pela Master Comunicação, em parceria com a Consepir e o Governo do Paraná, busca fazer um alerta.
Em parceria com uma empresa real de recrutamento, profissionais em busca de emprego – todos brancos – são convidados para participar de uma entrevista em uma empresa fictícia. O que os candidatos não sabiam é que estavam participando de um experimento intitulado “Processo Seletivo”.
⇒ Assista o vídeo aqui. ⇐
No vídeo, durante a entrevista de emprego, o recrutador oferece vagas com condições difíceis de encarar: bullying, assédio moral, salários inferiores aos demais profissionais e até imposição para alterar a aparência física.
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“Escolhemos situações que embora pareçam irreais são vividas diariamente por negros no mercado de trabalho, e que muitas vezes são ignoradas pela sociedade”
– explica Felippe Motta, diretor de criação.
Incomodados ou incrédulos, nenhum dos candidatos brancos aceita trabalhar em tais condições propostas e isso reforça o conceito da campanha:
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Se você não aceita isso para você,
por que um negro deveria aceitar?
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“Apesar de muitas empresas afirmarem não tolerar esse tipo de prática, as estatísticas dizem o contrário. Toda campanha é embasada em dados que assustam como a enorme diferença salarial percebida no país, que pode chegar a 40%”, enfatiza Cícero Rohr, diretor de atendimento.
Para a diretora de diversidade da ABRH-Brasil, Jorgete Leite Lemos, é preciso aproveitar o momento para reflexão sobre a importância do negro na sociedade, mas de uma forma rápida, condizente com a velocidade do mundo atual:
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“proponho abandonarmos a visão “nós e outros” e racionalmente alinharmos a visão do nós para corrigir a trajetória ante a finitude dos valores e da nossa sociedade”
– pontua.
É a segunda vez que o Governo do Paraná desmascara a hipocrisia com uma campanha sobre o tema. No ano passado, o Teste de Imagem chocou o país e foi destaque nos principais veículos de comunicação.
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“Mais da metade da população brasileira é negra (54%). E o racismo institucional é uma verdade, uma situação inquestionável, da qual a maior parte das pessoas nunca havia se dado conta. Esperamos que a nova campanha continue sensibilizando, fomentando o debate e modificando atitudes”
– diz Edson Luis Lau Filho, Assessor Especial da Juventude do Governo do Paraná.
Além do filme, que traz as reações dos candidatos, a campanha também conta com spots de rádio e o site , que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional no Brasil.
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Ficha Técnica:
Agência: Master Comunicação
Cliente: Governo do Paraná / Consepir
Campanha: “Processo Seletivo”
Diretor de Criação: Felippe Motta
Criação: Bruno Trindade, Pesly Krieger e Felippe Motta
Planejamento: Renato Buzo e Luiz Alfredo Malucelli
Direção de atendimento: Cícero Rohr
Atendimento: Danielle Béllio
Head de Produção: Mayane Milinavicius
Assistente de RTV: Ana Mullatti
Mídia: Thatiana Almeida, Sheila Ribas e Juliana Selbach
Produtora de Filme: Deiró Moving Ideas
Direção: Thiago Artimonte
Pós-produção: Psico Look
Produtora de áudio: Canja Audio Culture
Aprovação: Deonilson Rodo, Edson Lau Filho e Fabíola Maziero
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Informações: Ana Jamur Viotto