8 dicas valiosas para ter sucesso nas redes sociais do seu restaurante

Estar presente nas redes sociais é quase obrigatório para os negócios de diversos ramos – incluindo restaurantes e bares –, afinal, todo mundo está nas redes sociais: em 2015, o Facebook registrou o número de 1,59 bilhão de usuários, e a tendência é seu crescimento.
Foto: Chloe Kenfulk

Foto: Chloe Kenfulk

Com estratégias eficientes e posicionamento adequado nas redes sociais como o Facebook e o Instagram, é possível garantir resultados reais para seu estabelecimento. Confira agora 8 dicas de marketing digital para restaurantes e bares nas redes sociais:

1. Compartilhe seu horário de funcionamento e localização

Não deixe de incluir o endereço e horário de funcionamento do seu estabelecimento nas suas redes sociais. O Facebook conta com um espaço dedicado especialmente para esse tipo de informações; já no Instagram é possível apresentar essas informações na descrição do seu perfil.
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2. Responda aos clientes

As redes sociais têm como objetivo central a interação, então, não deixe de dialogar com seus clientes. Responda aos comentários deixados em sua página e curta as fotos tiradas no seu estabelecimento, por exemplo. Lembre-se que nem todo comentário será positivo, mas as críticas ruins também precisam ser respondidas atenciosamente.

3. Compartilhe conteúdo dos clientes

Outra forma de aumentar o engajamento do seu estabelecimento nas redes sociais é compartilhar conteúdo gerado pelos próprios clientes sobre seu restaurante ou bar. Faça re-post das fotos tiradas por eles no seu espaço, ou compartilhe comentários que eles fizeram sobre seu negócio.

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4. Ofereça informações e vantagens exclusivas

Descontos, cupons, promoções e outras vantagens direcionadas exclusivamente para seus seguidores nas redes sociais fazem com que os clientes tenham mais uma razão para segui-lo nessas plataformas.

Mas, não é necessário usar apenas descontos ou outras promoções para manter o público: use suas redes sociais para compartilhar conteúdo exclusivo, como novos itens do cardápio ou os pratos do dia, e assim, seus usuários saberão onde encontrar essas informações.

5. Mostre seu lado humano

Use suas redes sociais para mostrar o lado humano do seu estabelecimento. Para isso, apresente seus funcionários e cenas do cotidiano do seu restaurante ou bar para os seguidores. Esse tipo de conteúdo humaniza seu negócio, aproximando-o dos seus clientes.

6. Faça perguntas aos seus seguidores

Aumente o engajamento nas suas redes sociais fazendo perguntas aos seguidores. Questões como “Qual seu sabor preferido?” ou “O que você quer experimentar no nosso restaurante?” incentivam a participação dos clientes e são uma excelente maneira de conhecer seus gostos e preferências.

7. Use hashtags

Fique atento às hashtags que estão crescendo no Twitter e no Instagram e, se elas se aplicarem ao seu estabelecimento, não hesite em usá-las nos seus posts. Use também as hashtags relacionadas a sua localização e outras hashtags mais gerais, porém relevantes à indústria alimentícia.

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8. Não fale apenas sobre seu restaurante

Resista à tentação e não resuma sua presença nas redes sociais a estratégias para aumentar o número de visitantes do seu estabelecimento – para conquistar o público nas redes sociais é preciso combinar posts de engajamento (conteúdo interessante para o público, como frases, receitas, brincadeiras e fotos do cotidiano do restaurante ou bar) com posts de conversão (que os incentivam a conhecer seu estabelecimento, como posts de itens do cardápio, pratos do dia ou vantagens exclusivas). Uma boa medida é ter 75% de posts de engajamento e 25% de posts de conversão.

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