MARKETING DE APLICATIVOS: Google cresce e Facebook continua a principal fonte de mídia
A AppsFlyer, empresa líder global de atribuição e análise mobile em tempo real divulgou os resultados da sexta edição do Performance Index, que pela terceira vez foi lançado no Mobile World Congress, em Barcelona. O performance Index já se tornou uma das principais ferramentas para tomada de decisões de profissionais de marketing de aplicativos no mundo.
A AppsFlyer monitorou entre julho e dezembro de 2017, 250 redes de publicidade móvel (cada uma com pelo menos 20 mil instalações atribuídas), 6,5 bilhões de instalações de apps; 6 mil apps (cada um com pelo menos menos 2 mil instalações não orgânicas); e 15 bilhões de sessões. A AppsFlyer possui ferramentas de filtragem de atribuições fraudulentas, então não entraram no estudo fontes de mídia que não atingiram uma rigorosa linha de corte em duas frentes, Volume e Fraudes. Ou seja, são validadas fontes com base em números na adoção de clientes e no número de instalações, e com base de uma taxa de fraude por região.
—
Google cresce, mas Facebook lidera no marketing de aplicativos!
Os gigantes da tecnologia continuaram dominando o mercado de publicidade de instalação de aplicativos, mas a boa notícia para os outros players de mídia que disputam uma fatia do mercado é que a participação do Google e do Facebook permaneceu relativamente inalterada em relação ao índice anterior.
As mudanças ousadas do Google para o UAC (Universal App Campaign) parecem estar dando certo, pois a participação do gigante das pesquisas no mercado de marketing de aplicativos saltou impressionantes 40%, ganhando terreno sobre o Facebook. Porém, ainda quase 75% dos aplicativos executam campanhas no Facebook, contra 45% no Google. O Facebook não só alcançou o primeiro lugar em poder dos índices de desempenho de aplicativos de jogos e não jogos, como também ficou em primeiro nos índices de redirecionamento e ROI!
—
Aumento de Fraudes
As fraudes continuam contaminando os dados dos profissionais de marketing de aplicativos a um ritmo cada vez mais alarmante, ao comparar a Edição V e a Edição VI, a AppsFlyer, empresa lider global em soluções para o combate de fraude, encontrou um aumento de 5% de instalações fraudulentas. A Appsflyer examinou as taxas de fraude de todas as 250 fontes de mídia no índice e revelou que 45% aumentaram a quantidade de fraudes em relação ao índice anterior, 8% mantiveram aproximadamente a mesma quantidade de fraude e 47% das Ad Networks diminuíram o número de fraudes.
—
A Apple solidifica sua posição, mas demandas maiores têm seu preço
Desde que entrou no mercado com o produto Search Ads, a Apple ganhou força significativa, aumentando sua participação no mercado de instalações de aplicativos em pelo menos 5 vezes. A gigante de tecnologia de bens de consumo tem estado entre os 3 melhores players na área fora dos jogos, e é uma das 5 melhores em jogos. No entanto, com a crescente demanda, o Search Ads tornou-se mais competitivo, levando a um aumento no custo de mídia — o que, por sua vez, resultou em uma queda no Índice de ROI.
Informações:
AppsFlyer