Restituição do Imposto de Renda: como decidir entre quitar dívidas ou fazer investimentos

Com a divulgação pelo governo do início do pagamento das restituições de Imposto de Renda esta semana, os brasileiros terão um dinheiro extra na conta. Segundo o professor da Faculdade Mackenzie Rio, Márcio Pereira Nunes, há duas opções para quem vai receber esse valor. Para aqueles que estão inadimplentes, essa é a hora de quitar as dívidas ou parte delas.

loocalizei-noticias-economia-restituicao-imposto-renda-2

“Com as taxas de juros em alta, a melhor opção para quem está no vermelho e com o orçamento apertado é sanar esse débito ou parte dele para que a dívida não se transforme em uma bola de neve. Vale lembrar que o cartão de crédito e cheque especial têm as maiores taxas do mercado. Ela pode ser usada como parte de um renegociação para solicitar um desconto, por exemplo”, esclarece.

Já para quem está com contas em dia, o momento agora não é de fazer novas dívidas, mas sim investimentos como aplicações como o pré-fixado, o CDB pós-fixado, títulos públicos e até mesmo caderneta de poupança.

*Márcio Pereira Nunes é professor de Economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio e está disponível para entrevista.