Betim inaugura Sala Mineira do Empreendedor
Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, concentra 26.830 pequenos negócios optantes pelo Simples Nacional (até 23 de junho/2018). A cidade é a quinta no estado com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEI), mais de 21 mil formalizados, atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Contagem.
É neste cenário propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios que, no dia 29 de junho, será inaugurada mais uma Sala Mineira do Empreendedor.
O espaço vai oferecer serviços, orientações e capacitações com o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios e ainda facilitar o acesso aos serviços necessários para a abertura de empresa. A Sala Mineira do Empreendedor em Betim começa a funcionar a partir desta sexta-feira, está localizado na Avenida das Américas, 581, 4º andar, no bairro Filadélfia. A iniciativa é uma realização do Sebrae Minas e da Junta Comercial (Jucemg) em parceria com a Prefeitura Municipal.
Além de ter todas as informações sobre a abertura do seu negócio, o empreendedor terá no local orientações sobre: regularização e baixa, alterações de inscrições municipais e estaduais, fiscalização de tributos, posturas, meio ambiente, vigilância sanitária e obras, além de serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI), como: alteração de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), formalização, emissão do Documentos de Arrecadação Mensal do Simples Nacional (DAS) e informações sobre a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Desde 2017, 246 munícipios no estado assinaram o termo de adesão, mais de 80 já estão com a Sala Mineira do Empreendedor em funcionamento. A expectativa é que até o final de 2018 outras 300 cidades assinem o termo de adesão.
Atendimentos oferecidos na Sala Mineira do Empreendedor
Orientações e informações
- Processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal);
- Processo de licenciamento municipal (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente);
- Cadastramento como fornecedor da prefeitura;
- Participação nos processos de compras públicas municipais;
- Mapa de oportunidades para o empreendedor;
Serviços
- Consulta de viabilidade;
- Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas;
- Emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
- Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN SIMEI;
- Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento.
Capacitações
- Programação de capacitações Sebrae Minas, Jucemg e entidades parceiras;