Samsung é destaque em rankings nacionais de empresas inovadoras

A Samsung acaba de receber dois importantes reconhecimentos por sua atuação inovadora no Brasil.

A companhia líder global em tecnologia foi uma das três finalistas na categoria “Gestão da Inovação” do Prêmio Nacional de Inovação e conquistou o quarto lugar no ranking das empresas de bens de consumo no anuário Valor Inovação Brasil 2017.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e tem como objetivo incentivar e reconhecer negócios que apostam na inovação. A empresa competiu no segmento de grandes empresas e se destacou dentre quase quatro mil organizações inscritas em todas as categorias.

Já o Valor Inovação Brasil 2017 é um anuário promovido pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&, que traz o ranking das 100 empresas mais inovadoras do Brasil, elaborado por meio de pesquisa com empresas de diferentes setores e considerando investimentos em inovação, melhores práticas, criação de produtos, soluções e estratégias, entre outros indicadores.

“A Samsung está sempre desafiando as barreiras do possível, desenvolvendo produtos com tecnologia de ponta, que atendem e superam as necessidades dos clientes”, explica Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina. “Não tenho dúvida de que esses prêmios são resultado de um esforço diário em busca da inovação e de soluções que facilitem a vida das pessoas.”

A Samsung dedica mais de 6% de suas vendas anuais para Pesquisa & Desenvolvimento globalmente. Com centros de P&D na América Latina, a empresa também conta com o Samsung Design Latin America, um escritório de design localizado na sede regional da companhia em São Paulo, composto por uma equipe focada em observar e entender as demandas locais para, a partir disso, criar conceitos capazes de suprir as necessidades e desejos dos consumidores.

Apoio da Samsung `as startups

A Samsung mantém ainda programas de apoio a empreendedores, como o “Incentivo ao Empreendedorismo em Ambiente de Tecnologias Digitais Móveis” ou “Intensivo”, um programa gratuito de capacitação em tecnologia e empreendedorismo oferecido pelo Samsung Ocean USP, um centro de capacitação tecnológica e de fomento do ecossistema empreendedor localizado dentro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A atividade é direcionada a equipes já estabelecidas e que tenham ideias inovadoras ligadas à Internet das Coisas (IoT) ou Realidade Virtual (VR).

Outra iniciativa é o Programa de Promoção da Economia Criativa, realizado pela Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec, que está em sua terceira edição e já beneficiou 20 startups com investimentos diretos, suporte, infraestrutura, incubação, aceleração, mentorias e acesso a tecnologia e investidores.