Evento: Executivos da Renault debatem sobre indústria automobilística e de energia em SP

Seminário sobre cidades e redes elétricas inteligentes discute e apresenta soluções na distribuição de energia do País, as precauções para evitar futuros apagões e controle de consumo nas cidades.

Evento conta com representantes da Renault e Ministério da Ciência e Tecnologia.

São muitos os desafios que estão movimentando a indústria automobilística e de energia nos últimos anos. O segmento foi sempre estimulado, sendo que o maior deles recaiu no conceito que domina os últimos 109 anos do primeiro carro produzido industrialmente no mundo: o uso da tecnologia.

Ao longo da história, a invenção do carro moldou a cidade moderna, aumentando a extensão de bairros. Agora, os desafios são o contrário: está na arquitetura de Cidades Inteligentes – smart cities –, em uma sociedade totalmente introduzida na mobilidade urbana inteligente e, por último, na produção em longa escala de veículos elétricos com autonomia.

A mudança na rede elétrica e a digitalização do transporte transformará o novo modo com que a sociedade se relacionará com as cidades. Isso, por sua vez, trará alterações no ambiente físico e a integração da comunicação da rede elétrica, com os serviços públicos de uma cidade e facilitada pela sua extensa capilaridade, fornecendo a infraestrutura básica inteligente, que atenderá o cidadão no fornecimento de serviços diversos como mobilidade, sinalização eficiente de tráfego urbano, segurança e supervisão do sistema de distribuição de energia.

São várias as soluções que a indústrias e os pesquisadores devem levar em conta: a armazenagem de energia (baterias com autonomia extensa), novos sistemas energéticos, estações de carregamento, e a transformações das cidades. Porém, para se ter energias limpas, tecnologias de transporte e cidades inteligentes, são necessários investimentos altos. Como é possível entrar em uma nova era industrial? Quais os passos que devemos seguir e quais caminhos?

Essas e outras perguntas serão respondidas pelos engenheiros Carlos Henrique Ferreira (Renault) e Dante Luiz da Ros Hollanda (Ministério da Ciência e Tecnologia)  na conferência “Tendências nas Tecnologias de Geração Distribuída, Armazenamento de Energia e Veículos Elétricos”, que acontece amanhã (24/05), às 9h40, no Auditório Escola Americana, dentro do VIII Seminário Internacional de Redes Elétricas Inteligentes 2017 – Smart Grid, evento que é parte integrante da semana de comemoração dos 100 anos da Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.