Em breve, sua senha do Facebook pode ser requisito para entrar nos EUA

Uma senha pode ser exigida em breve para entrar nos EUA – sua senha do Facebook.

O Secretário de Segurança Interna, John Kelly, sugeriu a medida ao Comitê de Segurança Interna da Câmara hoje durante as conversas em torno da ordem executiva do presidente Trump sobre imigração.

“Queremos entrar em suas redes sociais, com senhas: O que você faz, o que você diz? Se eles não querem cooperar, então você não entra”, disse ele à comissão, de acordo com a NBC.

Isto foi especificamente em referência aos sete países de maioria muçulmana – Iraque, Irã, Síria, Iêmen, Somália, Sudão e Líbia – imigrantes e refugiados que o decreto de Trump impediu de entrar nos EUA. Ele acrescentou que esta não era uma decisão política oficias, mas sugeriu ela no registro.

Usar as redes sociais como parte de um processo de verificação não é novidade: na verdade, a governo Obama já propôs um campo opcional em algumas formulários padrões para colocar “informações associadas a sua presença online, como provedor ou perfil de rede social”. Mas embora tenha sido discutido, a ideia de exigir a senha não era parte da ideia.

A razão talvez seja porque não há nenhuma razão para vasculhar um perfil de Facebook. Kelly é citado como dizendo mais tarde na discussão que quando alguém diz “eu sou desta cidade e esta era minha profissão, os oficiais têm que checar se aquilo é verdade.”

É claro, é fácil falsificar contas em qualquer rede social, ou reivindicar a propriedade de uma conta legítima. Sem contar os problemas de privacidade e segurança associados a fazer alguém voluntariamente entregar sua senha do Facebook, que são óbvias o suficiente para eu não precisar elaborar muito sobre elas.

O destino do decreto ainda é uma incerteza, mas, independente de qual for, vamos esperar que essa ideia não ganhe força e seja posta em execução.

Conteúdo traduzido e adaptado do site TechCrunch