Uber cria sistema de identificação por selfie para motoristas
Com o “Real-Time ID Check” os motoristas do Uber terão que tirar uma selfie antes de aceitar uma corrida. A metida tem como objetivo aumentar a segurança.
Na tentativa de aumentar a segurança dos passageiros, o aplicativo de caronas Uber anunciou um novo sistema de identificação que exige que os motoristas se identifiquem a partir de um selfie antes de entrar na plataforma ou ao aceitar uma corrida. O recurso foi liberado nos Estados Unidos e não tem previsão de chegada no Brasil.
Como explica Joe Sullivan, diretor de segurança do app, o sistema chamado “Real-Time ID Check” é baseado na tecnologia de análise cognitiva da Microsoft, que, em poucos segundos, compara o selfie com a foto do banco de dados interno da Uber. “Isso evita fraudes e garante que as contas sejam responsabilizadas.”
Os motoristas serão convidados “periodicamente” a tirar um selfie antes de aceitar corridas. Uma periodicidade que não ficou muito clara. A autenticação terá que ser feita a cada chamada ou apenas quando o sistema julgar necessário?
O que Sullivan deixou claro é que a qualquer incompatibilidade do selfie com a foto de arquivo, a conta do motorista no aplicativo será temporariamente bloqueada, até que o equívoco seja avaliado pela administração do Uber.
“A maioria das incompatibilidades foram devido à falta de clareza das fotos de perfil”, disse o diretor do aplicativo, ao destacar o êxito dos testes realizados no sistema de identificação, que pode acabar de vez com a possibilidade do compartilhamento de contas e do empréstimo de carros.
Esta notícia foi publicada originalmente no UOL Notícias.