Como as mudanças no Snapchat vão favorecer demais as marcas?
Por Garett Sloane, do Advertising Age
O Snapchat deu às marcas e anunciantes uma nova esperança de visibilidade. Na quinta-feira, 12, o aplicativo mudou o design da área de busca, abrindo a possibilidade que as marcas tenham mais exposição dos seus vídeos.
As mudanças, neste momento, são cosméticas e não alteram dramaticamente como as pessoas descobrem novas contas. Do mesmo modo, apresenta uma área de busca com um design mais visual que parece perfeito para marcas se autopromovam, quem sabe até pagando por maiores audiências.
O Snapchat apresentou as mudanças em alguns celulares Google Android, mas disse que em breve estará disponível em novas plataformas. A nova página de busca é inspirada em apps de mensagens asiáticos como o WeChat, da China, e o Line, do Japão, de acordo com Jason Stein, CEO da agência Laundry Service. “Esse é só o começo do Snapchat repensando as maneiras de apresentar conteúdo para pessoas, marcas e empresas de mídia”, afirmou Stein. “O meu palpite é que eles estão indo no caminho do WeChat. E se você copia a plataforma, o modelo de negócio tende a seguir o mesmo rumo”.
Stein vê as áreas de buscas como lugares onde as marcas e anunciantes poderiam pagar para ter uma visualização maior de seu conteúdo.
Isso poderia se tornar um espaço para que as pessoas descubram novas ferramentas e conteúdos.“Isso pode se tornar um portal para muitas coisas”, pontuou Stein, adicionando que os aplicativos de mensagens asiáticos conseguiram crescer em um mercado não esperado.
Até agora, o Snapchat fez o aplicativo intencionalmente privado e pessoal, e as marcas encaram isso como uma barreira.“Quando foi lançado, o Snapchat era difícil de se navegar, difícil de aprender os gestos”, afirmou Simon Lae, chief strategy officer da Possible, uma agência digital do grupo WPP. “Eles estão começando a colocar ferramentas que deixam mais fáceis e acessíveis os conteúdos para o grande público.”
O Snapchat está caminhando devagar, aquecendo as marcas que querem entrar na plataforma. Em 2015, a empresa começou a convidar publishers como BuzzFeed, Vice e Cosmopolitan para a área de mídia chamada Discover, onde eles criavam edições diárias para os leitores.
Na mesma época, foi apresentado o Snapcode, os quais poderiam ser usados por marcas e publishers para postar em tempo real para as pessoas escanearem e acharem o perfil mais fácil.
Recentemente, o Instagram lançou o Stories que imita o Snapchat, servindo o mesmo estilo de vídeo que o concorrente apresenta. Grande parte do seu atrativo para as marcas e criadores está sustentado no fato de ser mais fácil promover as contas e eles são alimentados com diversos dados.O Snapchat está planejando abrir o capital, o que geraria uma demanda comercial maior na empresa e, encorajar marcas a investir na plataforma é uma maneira de fazê-las comprar mais anúncios.