Supermercado do futuro abre as portas: Italianos reinventam a experiência de compra

A Coop Itália, maior rede de supermercados da Itália, firmou parceria com a Accenture para reinventar a experiência do cliente na hora das compras, com a abertura de seu supermercado do futuro.
Foto via Geek Wire

Foto via Geek Wire

A nova flagship store (loja principal), localizada na área de Bicocca, da Universidade de Milão, oferece um ambiente de compras acolhedor, inovador e informativo. Ela combina o físico e o digital para recriar a atmosfera dos mercados locais ao ar livre, com soluções digitais inovadoras que fornecem informações úteis do produto, melhorando a experiência da loja.

A Accenture ajudou a Coop a redesenhar completamente a arquitetura de informações do supermercado. Trabalhando com a Avanade, uma joint venture entre a Accenture e a Microsoft, a Accenture ajudou a implementar a infraestrutura de TI, e analisou e desenvolveu pontos de contato no local de venda.

O resultado é uma solução modular e flexível, apoiada pela plataforma Microsoft Azure, baseada na nuvem, que pode ser facilmente dimensionada para um grande número de lojas.

“Após o grande sucesso e o feedback positivo que recebemos quando apresentamos o conceito de Supermercado do Futuro na Expo Milano 2015, começamos a trabalhar imediatamente para tornar a nossa visão realidade “, destaca Marco Pedroni, Presidente da Coop Italia. “Usando seus conhecimentos digitais, a Accenture e a Avanade nos ajudaram a redesenhar a experiência de compras no supermercado por meio de uma jornada digital que atende à demanda dos clientes por informações, engajamento e funcionalidade, de uma maneira simples e intuitiva”.

A experiência do cliente é possibilitada pela implementação de mesas de exibição de alimentos interativas e prateleiras inteligentes, que tornam as compras mais atrativas e personalizadas, fornecendo aos clientes uma gama de informações de produtos. O projeto incorpora uma série de soluções técnicas originalmente desenvolvidas pela Accenture para a COOP na Expo Milano 2015.

Com base em projetos do professor do MIT e chefe da Carlo Ratti Association, Carlo Ratti, o Supermercado do Futuro inclui:
  1. Mesas interativas: os produtos são exibidos no supermercado em grandes mesas interativas, onde um simples movimento da mão mostra informações sobre o produto num monitor, incluindo sua origem, fatos nutricionais, presença de alérgenos, instruções de eliminação de resíduos, produtos correlacionados e promoções. Essa experiência é possível graças aos sensores Microsoft Kinect, que usam a detecção de corpo para interpretar os gestos do cliente;
  2. Estantes verticais: na nova loja, o layout tradicional das prateleiras foi repensado e associado a um aplicativo de toque, que permite ao cliente navegar pelas categorias de produtos, filtrar e pesquisar produtos mais adequados, descobrir promoções e ver informações detalhadas. O resultado é um rótulo estendido, que dá ao cliente uma visão mais aprofundada do produto que se está comprando.
  3. Visualização de dados em tempo real: durante a jornada pela loja, o cliente pode ver uma grande tela de visualização de dados em tempo real que mostra o conteúdo, incluindo: valorização da marca Coop, ofertas diárias especiais, sugestões de culinária, conta do Facebook da Coop, produtos mais vendidos e promoções para cada categoria, promovendo um ponto de interação adicional com os compradores.

“Através do Supermercado do Futuro da Coop, estamos colocando em prática como o físico e o digital são capazes de convergir para criar uma experiência envolvente e imersiva de compras no supermercado”, avalia Alberto Pozzi, diretor executivo da Prática de Varejo da Accenture na Itália.

“A Coop está definindo o futuro dos supermercados, combinando hiperpersonalização, informações aprofundadas de produtos e dispositivos conectados em linha com a jornada de compra dos clientes. Estamos ansiosos para continuar a parceria e levar a inovação diretamente para as mãos dos clientes da Coop. “

“A Avanade é apaixonada pelo poder da inovação digital e como ela pode transformar a experiência do cliente. Estamos particularmente entusiasmados por ter ajudado a Coop a transformar em realidade o conceito de supermercado do futuro para os seus clientes “, destaca Stefania Filippone, executiva de Bens de Consumo e Varejo da Avanade na Itália.