Toyota aumenta preço do Prius e híbrido deixa de ser uma opção econômica

Montadora cogita dobrar a meta de venda do híbrido no Brasil, mas descarta a produção local por enquanto.

O preço competitivo do híbrido Toyota Prius no Brasil chegou ao fim. O modelo, que foi lançado por R$ 119.950, agora não sai por menos de R$ 123.900. Lojistas consultados por Autoesporte afirmam que a nova tabela de preços foi anunciada pela Toyota na segunda-feira (1) à noite e já entrou em vigor.Assim, todas as unidades oferecidas agora, mesmo aquelas que já haviam sido importadas anteriormente e estavam no estoque, foram reajustadas. Algumas revendas já oferecem o modelo à pronta-entrega por R$ 124.900. O híbrido é vendido em versão única de acabamento e itens de série.

À Autoesporte, Vladimir Centurião, diretor de marketing da Toyota do Brasil, confirma o encarecimento. “Nós lançamos com preço agressivo para chamar atenção do público. O preço já aumentou, já não está R$ 119 mil, está R$ 123 mil. Foi um acordo que nós fizemos com a Toyota do Japão para lançar com um preço abaixo dos R$ 120 mil”, diz.

A Toyota enfrentou dificuldades na produção desse carro no Japão, o que atrasou a entrega de algumas unidades. Ele garante, porém, que a empresa vai manter os R$ 119.950 cobrados pelo carro àqueles que já reservaram suas unidades e apenas aguardam a regularização da importação.

Meta ampliada

O encarecimento pode ter relação com o termômetro de interesse pelo modelo no nosso mercado. Segundo o executivo, o Prius teve uma boa aceitação no Brasil e superou a expectativa da empresa. “A procura pelo Prius tem sido muito boa. Nós vamos vender 100 carros por mês tranquilamente. Nossa meta é de vender 100 unidades por mês, mas se o mercado responder como tem respondido, eu diria que essa meta vai aumentar. Essa meta vai dobrar tranquilamente”, afirma. Centurião explica que cerca de quatro meses atrás, quando a empresa se preparava para lançar o modelo por aqui, a estimativa de venda era de 50 unidades por mês, valor que foi dobrado com o lançamento oficial.

Mas, esse interesse pelo híbrido no nosso mercado não aumentou as chances de ele ser produzido no Brasil. “Não está no nosso radar a produção local desse carro. O Prius tem uma tarefa muito importante para a Toyota: ele vai começar a mostrar a tecnologia híbrida definitivamente para o mercado brasileiro. E a Toyota é líder em tecnologia híbrida, a Toyota sabe o que faz. O Prius abre as portas desse mundo híbrido para o Brasil. A produção local não está no radar”, diz Centurião.

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(Créditos da foto: Divulgação)

Baixo Consumo

O híbrido conta com um motor 1.8 VVT-i a gasolina, responsável por gerar 98 cv e 14,2 kgfm, além de um segundo motor elétrico. Juntos, eles geram 123 cv, valor inferior ao oferecido pela geração anterior do carro. Para compensar, o carro ficou 15 kg mais leve e ganhou melhorias, como motores menores e nova transmissão CVT.

As atualizações deixaram o Prius ainda mais econômico. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, ele tem consumo médio de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Com médias tão boas, o Prius conquistou o título de carro mais econômico do país. Segundo a Toyota, o conjunto tem autonomia de 812,7 km.

Notícia originalmente escrita por Guilherme Blanco Munir e postada no site Auto Esporte.

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