Lyft diz que seus carros autônomos serão alimentados por “energia 100% renovável”

O Lyft, empresa de mobilidade concorrente do Uber, não cansa de definir metas elevadas.

No ano passado, um dos fundadores da empresa de anunciou que “uma maioria” das viagens da Lyft será com veículos autônomos até 2021. Agora, o Lyft diz que quer ser o menos poluente do setor também. A empresa está estabelecendo um objetivo pessoal só de que todos os veículos elétricos e autônomos em sua plataforma serão alimentados por “energia 100% renovável”.

Recentemente, a Lyft anunciou que estava associando-se à startup NuTonomy para implantar uma frota de veículos elétricos autônomos em Boston no final deste ano para testes públicos. Além disso, o Lyft conseguirá certificados de energia renovável para compensar quaisquer emissões do combustível de seus veículos autônomos elétricos, disse um porta-voz da empresa. A Lyft também prevê que, até 2025, transportará 1 bilhão de passeios por ano usando veículos elétricos e autônomos.

Mas nem todos os veículos autônomos da Lyft serão elétricos. O porta-voz disse que era “possível que possamos testar uma variedade de tipos de veículos protótipos no futuro durante as fases de desenvolvimento desta tecnologia”. Ainda assim, à medida que a tecnologia alimentada por bateria amadurece, a empresa espera que “a grande maioria dos veículos em nossa plataforma será elétrica “, acrescentou.

“Acreditamos que os passeios, combinados com veículos autônomos, serão a força motriz que transformará veículos elétricos de uma pequena porção para uma maioria significativa dentro de 20 anos”, de acordo com os cofundadores em um post no blog da empresa, citando pesquisas de especialistas e grupos de reflexão que irão apoiá-los.

Eles continuam a teorizar:

O coração do nosso problema de transporte é que os veículos de propriedade pessoal estão subutilizados. O carro médio é usado apenas 4% do tempo e para veículos elétricos, leva 10 anos ou mais para recuperar o custo premium através de economia de combustível. Em comparação, os veículos da Lyft podem ser usados ​​de forma muito mais eficiente – um veículo Lyft elétrico e autônomo será utilizado em mais de 50% do tempo e recuperará seus custos em apenas alguns anos através de economias operacionais.

Os objetivos climáticos da empresa surgiram como resultado da recente decisão do presidente Donald Trump de retirar os EUA do acordo climático de Paris. A empresa juntou-se a uma coalizão de empresas e governos locais ao comprometer-se a continuar a cumprir o acordo. E a Lyft anunciou recentemente que o ambientalista Paul Hawken, diretor executivo do Project Drawdown, se juntará à empresa como seu assessor em assuntos relacionados ao meio ambiente.

Via The Verge