Você é um consumidor real ou virtual? Saiba a resposta agora

A partir do estudo sobre o mercado virtual de diversos países, foi desenvolvido o infográfico para saber que tipo de consumidor você é.

 

loocalizei-consumidor-consumo-inteligente-ecommerce-virtual-pesquisa-2

Um estudo recente publicado na Science Daily revelou que, apesar do consumidor online pesquisar até 30 dias antes de realizar uma compra, a maioria decide pelo produto que encontrou no primeiro dia de pesquisa.

O estudo, conduzido por Bart Bronnenberg da Universidade de Tilburg, Jun Kim da Universidade de Ciência e Tecnologia de  Hong Kong, e Carl Mela da universidade Duke, combinou dados detalhados de navegação e compra online de câmeras digitais em três grandes varejistas: Amazon, Best Buy e Walmart, à partir do histórico de navegação e compra dentro de uma amostra de 1000 compras durante um período de três meses.

Os dados revelaram que 25% dos compradores pesquisam e compram em apenas uma sessão online, mas a compra média leva mais tempo, cerca de 15 dias ao longo de seis sessões. Além disso, cerca de 40% procura apenas uma marca e 20% apenas um modelo enquanto que a média procura 3.

De acordo com os pesquisadores, isso pode se dever principalmente ao fato de haver uma “pesquisa antes da pesquisa”, ou seja, muitos compradores online olham resenhas e opiniões de outros compradores sobre o produto que estão procurando.

Sites como a Amazon.com já exploram esse tipo de informação faz tempo. De acordo com estudo da Nielson, 70% dos consumidores globais confiam em resenhas de produtos online e especialistas na indústria acreditam que esse número ainda vai aumentar. No Brasil, sites como Alixpert.com dedicam-se exclusivamente a publicar resenhas de um dos maiores e-commerces chineses, o Aliexpress. E não existe um blog que se preze que não faça resenhas dos produtos que se encontram em seu nicho de interesse.

De acordo com a Entrepreneur, não são apenas os consumidores que devem ficar de olho nas resenhas, mas os profissionais de marketing também. Com a tendência de crescimento desse tipo de comportamento do consumidor, as estratégias precisarão ser ajustadas influenciando, inclusive, a própria criação do produto em última instância.

E você? Já é um consumidor virtual ou ainda prefere o olho no olho? Saiba no infográfico sobre o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado que a Alixpert.com elaborou.

loocalizei-consumidor-consumo-inteligente-ecommerce-virtual