Você é um consumidor real ou virtual? Saiba a resposta agora
A partir do estudo sobre o mercado virtual de diversos países, foi desenvolvido o infográfico para saber que tipo de consumidor você é.
Um estudo recente publicado na Science Daily revelou que, apesar do consumidor online pesquisar até 30 dias antes de realizar uma compra, a maioria decide pelo produto que encontrou no primeiro dia de pesquisa.
O estudo, conduzido por Bart Bronnenberg da Universidade de Tilburg, Jun Kim da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, e Carl Mela da universidade Duke, combinou dados detalhados de navegação e compra online de câmeras digitais em três grandes varejistas: Amazon, Best Buy e Walmart, à partir do histórico de navegação e compra dentro de uma amostra de 1000 compras durante um período de três meses.
Os dados revelaram que 25% dos compradores pesquisam e compram em apenas uma sessão online, mas a compra média leva mais tempo, cerca de 15 dias ao longo de seis sessões. Além disso, cerca de 40% procura apenas uma marca e 20% apenas um modelo enquanto que a média procura 3.
De acordo com os pesquisadores, isso pode se dever principalmente ao fato de haver uma “pesquisa antes da pesquisa”, ou seja, muitos compradores online olham resenhas e opiniões de outros compradores sobre o produto que estão procurando.
Sites como a Amazon.com já exploram esse tipo de informação faz tempo. De acordo com estudo da Nielson, 70% dos consumidores globais confiam em resenhas de produtos online e especialistas na indústria acreditam que esse número ainda vai aumentar. No Brasil, sites como Alixpert.com dedicam-se exclusivamente a publicar resenhas de um dos maiores e-commerces chineses, o Aliexpress. E não existe um blog que se preze que não faça resenhas dos produtos que se encontram em seu nicho de interesse.
De acordo com a Entrepreneur, não são apenas os consumidores que devem ficar de olho nas resenhas, mas os profissionais de marketing também. Com a tendência de crescimento desse tipo de comportamento do consumidor, as estratégias precisarão ser ajustadas influenciando, inclusive, a própria criação do produto em última instância.
E você? Já é um consumidor virtual ou ainda prefere o olho no olho? Saiba no infográfico sobre o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado que a Alixpert.com elaborou.