VOLUNTARIADO CORPORATIVO – entenda como isso te faz um profissional melhor

Ganha força nas empresas uma ferramenta de desenvolvimento que independe de sua área de atuação ou da sua formação profissional: o voluntariado corporativo

voluntariado corporativo

Foto: pexels.com

Participando de diferentes ações, funcionários doam parte de seu tempo para transformar espaços, e retornam os aprendizados aos escritórios.

Foi realizado um estudo pelo Bank of America Merrill Lynch (BofA) e pela consultoria Santo Caos com 828 trabalhadores de 80 companhias brasileiras. Nele, voluntariados corporativos têm índice de engajamento 16% maior do que dos não-voluntariados.

Além do poder de transformação individual, práticas voluntárias têm gerado interesse pelas empresas. Consideradas ferramentas eficazes para auxiliar no despertar de novas habilidades e competências,  os benefícios oferecem ganhos para todos os envolvidos.

Ser voluntariado corporativo favorece o exercício de competências de responsabilização e a tomada de decisões.

Outra contribuição efetiva para desenvolvimento interno das empresas acontece pela quebra de hierarquia promovida pelas ações. Durante o voluntariado, gestores e funcionários atuam lado a lado, possibilitando uma nova visão sobre funções e poderes.

O fortalecimento dessas habilidades tem também um aliado neuronal. O formato ‘mão na massa’ e a sensação positiva de contribuir por uma causa aumenta a produção de serotonina. O hormônio, responsável pelo bom humor e pela sensação de bem-estar, representa um fator decisivo para solidificar as mudanças no comportamento.

Segundo dados do BofA, 21% dos participantes de ações sociais se dizem mais motivados quando retornam às companhias.

E as competências desenvolvidas e a qualidade das relações firmadas durante as ações perduram para o ambiente corporativo.

Além de transformar a realidade de pessoas e comunidades, o voluntariado corporativo também beneficia empresas. Corporações passam a contar com pessoas mais engajadas e integradas em suas equipes.

No entanto, ainda existem desafios para a promoção de ações de voluntariado corporativo. Mas a busca por esse tipo de ação já representa uma mudança no mindset de empresas.

  • Quer ser voluntário? Conheça a Fundação Alphaville, criada para provocar transformações mais profundas nas comunidades próximas aos empreendimentos. Com projetos em capacitação profissional, grupos para geração de renda e educação para sustentabilidade, ajuda a criar oportunidades. Hoje é uma das entidades mais respeitadas do setor no país.

Informações:  Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.