Volvo acredita no poder dos carros elétricos para resolver questão ambiental

O uso do combustível diesel já não é mais tão eficaz e o hidrogênio talvez não seja uma alternativa viável. Esta é a visão da Volvo o futuro das fontes energéticas para a indústria automobilística.

A marca sueca acredita que os carros elétricos são um aposta melhor do que os movidos a hidrogênio | Foto via Divulgação

Håkan Samuelsson, presidente executivo da marca sueca, acredita que é apenas questão de tempo até o motor Diesel seja descartado do mercado, especialmente por causa das emissões de NOx. Para o presidente da Volvo, carros elétricos são o único modo de cumprir as rigorosas leis ambientais que entrarão em vigor em 2020. E ele não é o único a pensar assim.

“Abaixo das 95 g/km [de CO2] o Diesel já não nos conseguirá ajudar, apenas os motores elétricos. Cada vez mais o motor a combustão estará combinado em sistemas híbridos. A melhoria da eficiência dos motores a combustão está praticamente completa, então o próximo passo é a hibridização ou os carros puramente eléctricos” diz Samuelsson.

O futuro da Volvo é elétrico?

Apesar de não comentar muito sobre o que a Volvo está preparando, Samuelsson diz que até 2019 eles já terão um modelo puramente elétrico no mercado. A meta para a montadora sueca é superar a marca de um milhão de carros elétricos até 2025.

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“Sim, estamos desenvolvendo modelos elétricos, tanto em grande porte quanto pequenos. Mas ainda não vamos relevar qual será lançado primeiro e quando”.

De acordo com Samuelsson, além da questão ecológica, o prazer de dirigir um carro elétrico também é um fator relevante que tem atraído o público. “A experiência de condução é tão boa. A aceleração é excelente, o carro é silencioso e sem vibrações. Basta que o preço baixe para que se tornem uma proposta irresistível”.

Carros elétricos vs movidos a hidrogênio

Ao falar sobre outros tipos de motores, como o de hidrogênio e carros “fuel cell”, Samuelsson mantém uma postura reservada. Para ele, o principalmente obstáculo desses motores “de abastecimento” é a falta de infraestrutura apropriada.

“Claro que nunca se deve dizer “nunca” e as coisas mudam, mas a Volvo acredita em um futuro de carros elétricos. Com o hidrogénio seria necessária mais uma nova infraestrutura e há um limite quanto ao interesse nesse investimento. Mas é claro, eu posso estar enganado. ” finaliza Samuelsson.

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