Workplace, a rede social corporativa do Facebook, está disponível para as empresas
O Facebook vem testando sua rede social para ambiente corporativo há um tempo. E hoje, finalmente, a rede anunciou a disponibilidade do Workplace by Facebook (antigamente conhecido como Facebook at Work) para as companhias interessadas.
O Workplace é um Facebook com algumas adaptações para as tarefas de uma empresa. Há algumas coisas óbvias, como possibilidade de conversa de chat com funcionários, uma timeline com novidades sobre projetos (em vez de mandar uma newsletter com novidades), verificar posts que estão sendo mais discutidos no momento, usar as reações, criar grupos abertos e fechados de discussão, fazer buscas ou mesmo exibir algum discurso da presidência por meio de uma transmissão ao vivo.
Uma diferença da rede convencional é que no Workplace os usuários não precisam adicionar como “amigos” seus colegas de trabalho — aliás, a plataforma é limitada apenas para funcionários de empresa. No entanto, os funcionários podem seguir atualizações feitas por colegas.
Para usar o Workplace, o funcionário não precisa ter uma conta pessoal no Facebook. Outra vantagem é que não são exibidas propagandas na plataforma corporativa — aliás, o recurso é pago.
Além das funções clássicas que já conhecemos do Facebook, é possível acompanhar o uso da rede com relatórios gerados pela rede e ainda usar a função Multi-Company Groups. O recurso, que será liberado em algumas semanas, serve para que funcionários de diferentes organizações possam conversar sobre projetos comuns.
A ideia da rede é tentar conectar os diferentes tipos de colaboradores das empresas. Sobre isso, o Facebook explica:
O ambiente de trabalho não é apenas para nos comunicarmos através de baias dentro das paredes de um escritório. Algumas pessoas passam o expediente em movimento, ou com seus dispositivos móveis. Outros ainda passam o dia todo no campo, ou na estrada. […] As pessoas trabalham de diferentes formas ao redor do mundo, e a missão do Workplace é ajudá-las ficarem conectadas.
A companhia argumenta que o uso do Workplace pode reduzir a necessidade de ferramentas de colaboração interna, como intranet, sistemas de telefone, videoconferência e listas de distribuição.
O Workplace já está disponível em mais de 1.000 organizações — os testes começaram no ano passado — e as empresas podem contratar o serviço, que é cobrado pelo número de usuários ativos.