Segundo WikiLeaks, CIA está adaptando malware para aprimorar técnicas de hacking

Quem poderia estar aproveitando um perigoso malware vazado em 2013? De acordo com o WikiLeaks, a Agência de Inteligência dos EUA (CIA) poderia. 

Foto via Informa1

Novas informações publicadas na última sexta-feira (dia 7) pelo WikiLeaks alegam que a CIA tem usado o código-fonte de um malware financeiro para aprimorar suas técnicas de hacking.

Os mais de 20 documentos contam cada detalhe de como a CIA está criando seu programa, o Grasshopper, baseado em elementos do programa de Trojan russo Carberp. A publicação inclui ainda manuais de usuário da agência, revelando seu interesse pela característica do malware de sobreviver em computadores com sistema Windows. Em janeiro de 2014, a própria CIA afirmou que o código-fonte do Carberp “atendiam as necessidades da agência”.

Desde de que seu código-fonte foi revelado em 2013, esse malware preocupa especialistas da área pela sua habilidade de roubar credenciais bancárias online e outras informações dos computadores das vítimas.

Esse parece ser mais um passo do WikiLeaks em seus esforços contra a CIA. Um mês atrás, o site liberou outras informações confidenciais da agência de inteligência norte-americana, além de deixar claro que as ferramentas de hacking da CIA devem ser “analisadas, desarmadas e publicadas”. Apesar disso, o código fonte do Grasshopper não foi divulgado nos arquivos de sexta-feira.

Ainda não houve nenhum pronunciamento da CIA sobre a veracidade das informações vazadas pelo WikiLeaks.

Deixe seu comentário

comentários