Arquitetura comercial: um investimento que pode ajudar a gerar vendas

Tanto a crise pela qual o país passa quanto a expansão e popularização do e-commerce fez com que o comércio físico perdesse muitos de seus clientes, inclusive levando lojistas a fecharem suas portas. Para tentar superar isso, muitos empresários têm investido em mudanças e reformas, usando a arquitetura comercial para melhorar os negócios.

Arquitetura Comercial

Foto: Twin Cities

Isso ocorre porque a arquitetura comercial pode ser encarada como uma estratégia para gerar vendas. Afinal, se um comerciante está investindo em reformas, é porque ele está querendo mostrar novidades e proporcionar novas experiências aos consumidores, algo que sempre atrai o público.

A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, comenta que um projeto personalizado pode ajudar a gerar vendas porque dá mais forma ao espaço, mantendo o que o comerciante já está fazendo certo e corrigindo o que pode ser melhorado. “A visão do arquiteto geralmente é o que falta para que o ambiente comercial fique perfeito”.

Apresentar um estabelecimento comercial atraente pode ser um fator gerador de vendas porque, obviamente, vai chamar atenção das pessoas. Porém, isso só já não basta: é preciso que o cliente se sinta bem-vindo e seja bem atendido, criando um vínculo emocional com a marca. Gerar uma ótima primeira impressão faz com que a pessoa retorne várias vezes para repetir a experiência.

O processo de compra não pode mais ser pensado de forma simples. São vários fatores que fazem com que uma pessoa opte por entrar em determinada loja e adquirir um produto, e é fundamental conhecer todos estes fatores para se desenvolver um projeto de arquitetura que atenda bem os consumidores, ao mesmo tempo em que gera vendas.

Marina finaliza comentando que uma boa arquitetura comercial não está preocupada apenas com o espaço físico da loja, mas também em proporcionar boas experiências de compras aos clientes, gerando um ambiente propício não só ao consumo, como também a fidelização das pessoas de uma forma geral.

 


Informações:
Arquitetude

Deixe seu comentário

comentários