Indústria petrolífera admite, o “boom” dos modelos elétricos está próximo

De acordo com uma das maiores empresas produtoras de petróleo do mundo, modelos elétricos representarão 30% do mercado automotivo até 2030.

Foto via Wired

Joel Couse, analista de energia da Total SA, é mais otimista do que a maioria do mercado petrolífero em relação a adesão de veículos 100% elétricos. Na recente conferência Bloomberg New Energy Finance, em Nova York, Couse disse acreditar que até 2030, os carros com motor elétrico podem ser responsáveis por 15 a 30% do mercado de veículos novos. Sobre a demanda de combustível, o analista disse que “talvez até entre em decadência”.

Mas outros profissionais da indústria de petróleo dizem que o cenário será diferente. No mês passado, o chefe-executivo da Royal Dutch Shell Plc, Ben Van Beurden, disse que a demanda do mercado automotivo por petróleo atingirá seu pico entre 2025 e 2029. Já Joel Couse diz que o pico acontecerá entre 2030 e 2039.

Colin McKerracher, chefe de análise de transporte da Bloomberg New Energy Finance, disse durante a conferência que as projeções da Total SA ainda são as mais altas comparado ao resto do mercado petrolífero. “Isso é grande”, admite McKerracher. “É de longe a projeção mais agressiva que vimos”.

É fato, os modelos elétricos estão começando a competir com modelos tradicionais tanto em preço quanto em performance. Até o preço da bateria, a parte mais cara na hora de produzir um elétrico, tem caído em torno de 20% a cada ano.

Montadoras e seus modelos elétricos

E as montadoras é quem estão fazendo o maior esforço para que isso dê certo, gastando bilhões para aumentar suas frotas elétricas. A Tesla lançou o Model S a pouco tempo e já é sucesso de vendas entre os modelos luxuosos nos EUA. A Volkswagen tem como objetivo que, até 2050, 25% de suas vendas sejam de elétricos. A maioria das grandes marcas do mercado já está começando a adicionar modelos elétricos, incluindo Audi, Jaguar, Mercedes e BMW.

Adicione o cenário do mercado ao desenvolvimento da infraestrutura de carregamento dos modelos elétricos, e assim os fatores limitantes praticamente desaparecem. Para o fundador da Bloomberg New Energy Finance, Michael Liebreich, “até 2020, haverá mais de 120 modelos diferentes de elétricos em todas as categorias. Eles farão os carros consumidores de gasolina parecerem antiquados”

[Via Motor1]

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