Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
Os condutores já não terão de se lembrar de carregar os seus carros: apenas terão de os estacionar na garagem, essa é a tecnologia do carregamento sem fios.
Esquecer-se de carregar a bateria do seu celular pode ser chato. Esquecer-se de carregar a bateria do seu carro elétrico pode ser um desastre – as baterias levam mais tempo a carregar e os postos de carregamento não são tão comuns como os postes de gasolina. Foi por isso que a General Motors anunciou a sua parceria com a startup WiTricity, baseada em Boston, esta semana. O objetivo? Desenvolver tecnologia para carregamento sem fios dos carros elétricos da GM.
Mencionar “carregamento sem fios” é o suficiente para aumentar a pressão arterial de algumas pessoas. Tentativas anteriores têm-se mostrado frustrantes: os dispositivos têm de estar perfeitamente alinhados com os seus carregadores – e extremamente próximos dos mesmos – a um ponto em que parece deixar de fazer sentido eliminar os fios. A WiTricity foi fundada em 2007 para contrariar essa ideia.
Como funciona: a tecnologia da empresa recorre a objetos que partilham frequência de ressonância. Isto permite que os mesmos transfiram energia de forma eficiente – um requisito para sistemas de carregamento sem fios – a distâncias moderadas sem afetar o que os rodeia. A alteração para o novo sistema permite que a energia percorra distâncias maiores e não exige alinhamento perfeito.
Todas essas características tornam o sistema da WiTricity ajustável a carros elétricos – pelo menos em teoria – razão pela qual a GM se uniu à empresa. De acordo com a diretora executiva de engenharia para carros elétricos da GM, Pamela Fletcher:
“O carregamento sem fios é tecnologia pela qual os nossos clientes afirmam estar interessados. (…) Ao testar o sistema protótipo da WiTricity podemos assegurar que os sistemas de carregamento sem fios atenderão os padrões propostos pela indústria, o que irá beneficiar toda a indústria e consumidores.”
O sistema funciona com a colocação de um “bloco” de carregamento na garagem. O bloco tem que estar ligado a uma tomada de parede e irá usar amplificadores acoplados para transferir energia, sem fios, para o veículo elétrico. Os condutores já não terão que se lembrar de carregar os seus carros: apenas terão que os estacionar sobre o bloco.