Brasil do futuro: cidades brasileiras estão cada vez mais conectadas

Esqueça os carros voadores dos Jetsons ou o futuro distópico dos filmes de ficção científica. O futuro das cidades já começou – e ele está mais perto do que você imagina!

loocalizei-olocal-cidades-brasileiras-conectadas-3

Há 10 anos, era quase impossível sonhar com cidades altamente conectadas, com wi-fi público e milhares de aplicativos de compartilhamento. Hoje, isso parece rotina em muitos lugares ao redor do mundo. Afinal, quando você poderia imaginar que as coisas abaixo se tornariam comuns?

1. Bueiro inteligente

Essa é a prova de que uma cidade pode se manter conectada até mesmo onde você não esperaria. A start-up brasileira Net Sensors desenvolveu um bueiro inteligente, capaz de avisar quando está cheio e precisa de limpeza.

A iniciativa pode ajudar as cidades a economizar tempo, dinheiro e mão de obra e já está sendo testada em São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos. Todo o sistema é controlado através de uma plataforma online de monitoramento.

2. Ônibus conectados

Um sistema de ônibus inteligentes já está em funcionamento em Goiânia. Desenvolvido pela Ericsson em parceria com a Volvo, o projeto gerencia em tempo real 6 mil pontos da cidade eum frota de 1,3 mil veículos.

Com isso, é possível distribuir os ônibus de maneira mais eficiente, gerando menos desperdício. Os passageiros também são beneficiados com informações em tempo real sobre chegadas e podendo acessar a localização dos veículos pela internet.

loocalizei-olocal-cidades-brasileiras-conectadas-1

3. Car sharing

Essa modalidade é menos conhecida dos brasileiros, mas também está presente por aqui. Pesquisas indicam que cada carro compartilhado é responsável pela diminuição de 7 a 13 veículos nas ruas. No Brasil, as empresas ZazCar e Fleety já operam serviços de carsharing em São Paulo, Florianópolis, Curitiba e no Rio de Janeiro. Na cidade de Hoboken, nos Estados Unidos, carros de empresas de compartilhamento contam até mesmo com vagas exclusivas nas ruas.

4. App cidadão

A cidadania também pode estar ao alcance da mão de qualquer pessoa. Aqui no Brasil, um dos exemplos disso é o aplicativo Colab.re, adotado por diversas cidades do país (entre elas Recife, Florianópolis e Belo Horizonte) e premiado como melhor app urbano do mundo no AppMyCityde 2014.

Os usuários podem usar o aplicativo para fiscalizar sua cidade e propor melhorias. É possível, por exemplo, tirar uma foto de um buraco na via para que a prefeitura seja notificada e possa tomar uma providência.

loocalizei-olocal-cidades-brasileiras-conectadas-2

5. Chips em humanos

Um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz pode substituir seus cartões de banco, ônibus, metrô, chaves de casa ou do carro e ainda conter o seu histórico médico e ser usado para desbloquear aparelhos eletrônicos e abrir portas. A tecnologia foi implantada pela primeira vez no Brasil pelo mineiro Raphael Bastos e promete se popularizar nos próximos anos.

6. Reconhecimento facial

Se você ainda não tem interesse em implantar um chip na pele, pode ser que a iniciativa da cidade pernambucana de Caruaru seja mais o seu estilo. Por lá, um novo sistema de reconhecimento facial está sendo testado para impedir fraudes no uso do transporte público.

Por enquanto, os usuários ainda precisam utilizar o cartão de embarque, mas o sistema evita que um espertinho se passe por outra pessoa na hora embarcar. Sistemas semelhantes já estão em funcionamento em Florianópolis e Fortaleza.

7. Telemedicina

Será que é mesmo preciso alocar médicos especialistas em todas as regiões da cidade? Alguns projetos de telemedicina mostram que é possível economizar recursos e oferecer um atendimento de qualidade próximo do cidadão. Um sistema implementado em Santa Catarina permite que os residentes do estado obtenham laudos de exames à distância. Em 2012, o sistema já contava com mais de 2 milhões de exames realizados.

Loocalizei este conteúdo no Hypeness