Como a saída do Reino Unido da União Europeia pode afetar os brasileiros?
Especialista explica como o plebiscito pode afetar a vida de cidadãos brasileiros que moram na Europa e também a agravar a crise econômica no Brasil
Os brasileiros com cidadania europeia podem enfrentar dificuldades com a saída do Reino Unido (RU) da União Europeia (UE), explica o Moisés Marques, professor de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina (FASM). “Esse processo pode afetar o chamado “mercado comum”, que é a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros. Com isso, os brasileiros que não têm cidadania britânica e moram no Reino Unido correm o risco de não conseguirem trabalhar lá”, aponta Moisés.
O especialista em Política Internacional ressalta que ainda não dá para saber se será pensado algo para esses casos, mas o governo brasileiro pode intervir nessa questão. “O que o Brasil pode fazer é buscar um novo diálogo com o eventual novo governo, já que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que deixará o cargo. Um bom trabalho diplomático será importante” – Afirma Moisés.
Além disso, o Brasil, que já está passando por uma crise econômica interna, pode sofrer com alguns reflexos por conta do resultado do plebiscito, aponta o professor. “Em um primeiro momento, não haverá impacto porque o Brasil tem uma relação comercial e diplomática interessante com o Reino Unido, mas, posteriormente, o comércio exterior mundial pode sofrer com esse processo de saída, que causará algum efeito nas exportações de muitos países”.
Ainda sobre os reflexos na economia global, o especialista destaca que provavelmente o Reino Unido fará uma negociação interna para não dividir o país, visto que a votação foi muito apertada: 51,9% dos britânicos votaram pela saída contra 48,1%, na quinta-feira (23).