Comunicação persuasiva: o segredo dos líderes criativos e influenciadores digitais

O que há em comum entre um bem-sucedido executivo da indústria automotiva e uma adolescente de 15 anos que fala sobre relacionamentos afetivos em canal de vídeos no YouTube? Atitude e comunicação persuasiva. Esta é a avaliação da linguista Laila Vanetti, especialista em retórica e mentora em escrita persuasiva, liderança e argumentação.

Comunicação persuasiva e digital influencer

Ao longo dos últimos meses, a profissional mapeou características do discurso e da postura de líderes corporativos e influenciadores digitais a fim de identificar similaridades. Com o objetivo de dar mais detalhes e apresentar o resultado do mapeamento, Laila estará presente na Campus Party, no próximo dia 31 de janeiro, em São Paulo. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com palestra da especialista às 16h, no palco Creativity.

Segundo a linguista, tanto um quanto outro atingiram sucesso profissional e pessoal, entre outras razões, porque usam a comunicação persuasiva como um instrumento eficaz de influência e persuasão, não apenas com o objetivo de se autopromoverem, mas também para gerar felicidade, empatia ou sentimentos congêneres em quem neles deposita confiança.

Com pleno controle das emoções – e, por consequência, das situações -, líderes e influenciadores digitais baseiam seus discursos e postura em 11 elementos-chave, de acordo com Laila Vanetti. São eles:

  1. Valorização e convicção das próprias ideias;
  2. Planejamento das ideias que darão origem à opinião a ser proferida;
  3. Antecipação de falas (em encontros presenciais);
  4. Interação com a audiência por meio de perguntas;
  5. Livre expressão do pensamento;
  6. Aceitação às críticas;
  7. Criação, ampliação e manutenção de vasta rede de relacionamentos, físicos e virtuais;
  8. Foco nos seus próprios interesses;
  9. Persistência;
  10. Atitudes positivas;
  11. Participação em debates e discussões (como forma de validação do posicionamento de líder e/ou influencer).

“Uma pessoa que saiba trabalhar com esse repertório”, comenta Laila, “tem tudo para alcançar o sucesso, independentemente de qual seja sua profissão ou trabalho. Essas são características típicas de quem sabe dosar comunicação persuasiva e atitude em benefício da própria carreira. E embora universais, tais características no Brasil estão em solo fértil e chegam a suprir lacunas de formação e de conteúdo.”

 


Texto por Laila Vanetti, linguista, empresária e mentora em escrita persuasiva, liderança e argumentação