Serviço de concorrência criativa democratiza criação de logotipo para novas empresas

Atualmente, empreender é sonho de muitas pessoas no Brasil. Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro semestre de 2017 foram criadas 581.242 empresas no país, maior número para o período desde 2010.

Foto via Fmarck

Comparado com o mesmo período de 2016 isso representa uma alta de 12,6%. O setor de serviços é o mais procurado para se empreender, com cerca de 64,4%, seguido por empresas comerciais (27,5%) e pelo setor industrial (7,9%). E independentemente do segmento, o primeiro passo para abrir seu próprio negócio é escolher o nome da empresa e o segundo é criar o logotipo que a representará.

Assim, a We Do Logos, maior comunidade de designers da América Latina, divulga um levantamento sobre o investimento necessário para a criação de um logotipo. A pesquisa mostra que em um site de concorrência criativa o empreendedor pode gastar 80% menos nessa etapa do que pelo meio convencional, já que um logotipo pode custar a partir de R$ 590.

Para iniciar um negócio no Brasil, o empreendedor terá um custo médio de R$ 1.581,16, segundo informações do Banco Mundial, disponíveis no relatório global Doing Business 2017. “Para ficar dentro dessa média e não esquecer do mais importante, que é a identidade visual, é essencial avaliar muito bem qual meio escolherá para desenvolvimento do seu logotipo”, recomenda Gustavo Mota, CEO da We Do Logos. “Contar com designers que estejam envolvidos para entender as suas necessidades, que estejam alinhados com os objetivos expostos, auxiliem na aplicação de uma pesquisa de público e posicionamento, ajudem na coleta do briefing e, principalmente, que sejam solícitos para fazer as alterações até que a arte esteja de acordo com as suas expectativas, são os fatores que fazem o sucesso no processo de criação de um logotipo”, explica.

O logotipo é essencial para um empreendimento, pois consiste em um conjunto de símbolos e elementos gráficos que transmitirá e expressará os valores, estilo e a essência do negócio. Existem três tipos de fornecedores para a criação da identidade visual: agências de publicidade, profissionais de design freelancers e sites de concorrência criativa.

Para saber quanto investir, é necessário levar em conta vários aspectos. “As agências de publicidade acabam sendo uma opção mais cara, pois elas precisam sustentar uma grande infraestrutura de funcionários e instalações. Os sites de concorrência criativa são as que têm o melhor custo-benefício para as pequenas e médias empresas e o acompanhamento do trabalho é ágil e online”, argumenta Mota.