Nunca é tarde para começar
Como construir uma Cultura Organizacional? Conheça o passo a passo para aplicar na sua empresa
Todas as empresas devem possuir uma cultura organizacional, não importa qual seja o seu porte ou segmento. Ainda assim, é grande o número de companhias que ainda não começou a construir a sua, o que é muito perigoso.
Um estudo realizado pelo Dr. Eugenio Proto, do Departamento de Economia da Universidade de Warwick (Reino Unido) e publicado pelo IZA World of Labor, uma enciclopédia online que trata do mundo do trabalho, ajuda a entender essa importância.
De acordo com o estudo, o aumento da felicidade dos colaboradores de uma empresa resulta em um aumento de produtividade. Além disso, o investimento no bem-estar dos funcionários resulta em lucros para a empresa.
Esse é um reflexo direto do estabelecimento de uma cultura organizacional bem definida e planejada, processo que é um pouco trabalhoso, mas pode proporcionar resultados fantásticos para qualquer empresa.
O que é a cultura organizacional?
O termo é muito comentado no mundo dos negócios, mas muitas empresas não fazem nem ideia do que se trata esse conceito.
Basicamente, a cultura organizacional é a personalidade da empresa, a forma com a qual ela lida com os acontecimentos internos e externos e reage em relação a eles.
Essa reação se dá de acordo com as crenças, objetivos, parâmetros e valores que são cultivados dentro da empresa pelos colaboradores de todos os graus de hierarquia, desde a presidência até a equipe operacional.
A aplicação desse conceito é muito benéfica para a empresa, já que cada uma das decisões tomadas por ela serão orientadas pela cultura organizacional. Quanto mais sólida ela for, melhores tendem a ser os resultados obtidos.
Como aplicar a cultura organizacional em uma empresa?
No melhor dos mundos, a cultura de uma empresa deveria ser definida no momento em que ela é criada. Porém, se isso não aconteceu com a sua empresa, não se preocupe, pois nunca é tarde para começar esse processo: o que realmente importa é defini-la e cultivá-la adequadamente depois disso.
Existem 7 características fundamentais para o estabelecimento da cultura de uma organização, que devem ser pensadas e debatidas para se chegar à melhor conclusão possível.
Elas fazem parte de um passo a passo que deve ser seguido para que a cultura organizacional comece a tomar forma e seja devidamente estabelecida. Tais características são as seguintes:
1 – Inovação
Algumas empresas desejam ser mais inovadoras, o que aumenta as chances de encontrar soluções e alternativas que estejam fora da caixa, embora essa decisão seja inversamente proporcional aos riscos corridos.
Quanto mais a empresa inova, mais riscos ela corre. Os resultados obtidos podem ser excelentes, mas existe a chance de que essa inovação dê errado. Cabe à empresa definir qual é o nível de inovação que ela passará aos seus colaboradores.
2 – Atenção aos detalhes
Uma empresa pode ser extremamente atenta a cada mínimo detalhe durante a execução de seus serviços, o que garante uma qualidade muito mais alta, mas também um tempo maior para sua realização – e, consequentemente, custos maiores.
É muito importante que a empresa defina o quão detalhistas serão seus colaboradores, de modo a orientá-los no dia a dia e ter uma base para poder discutir os resultados obtidos e a forma que o trabalho foi realizado.
3 – Orientação para resultados
Toda empresa deseja obter melhores resultados, mas como chegar lá? Será que o objetivo maior deve ser nos resultados obtidos ou nos processos que levaram à sua obtenção?
Nenhuma das alternativas está errada, mas definir qual será a linha de raciocínio da empresa é fundamental para saber se o processo ou o resultado será mais valorizado no dia a dia.
4 – Foco nas pessoas
O trabalho desempenhado pela empresa impacta diretamente na qualidade de vida de seus colaboradores. Algumas companhias se atentam muito a isso, enquanto outras não se preocupam tanto e desejam apenas que o trabalho seja feito.
É importante balancear qual será o nível de importância dado às pessoas que compõem a instituição, o que se mostrará fundamental para sua manutenção ou não na empresa.
5 – Orientação para equipes
Enquanto algumas empresas preferem delegar tarefas para equipes, outras acham mais viável passar as atividades e atribuições para pessoas em específico. Essa decisão pode variar de acordo com o tamanho da empresa ou o seu ramo de atuação.
Orientar equipes pode ajudar a desenvolver um melhor relacionamento interpessoal, ao passo que orientações passadas diretamente aos colaboradores podem fazer com que eles se tornem pessoas mais versáteis e lidem melhor com cobranças.
6 – Agressividade com a concorrência
Empresas mais agressivas sempre desejam superar a concorrência. Por isso, na hora de contratar um colaborador, elas esperam fazer o melhor negócio possível, para que ele chegue e traga os resultados esperados muito rapidamente.
Outras empresas não se preocupam tanto assim em serem as líderes de seus segmentos e, portanto, procuram por colaboradores que sejam menos específicos, mas que também possam contribuir com o que a empresa precisa, talvez por um custo mais baixo.
7 – Estabilidade
Empresas que são mais estáveis tendem a ser mais minuciosas e ter suas atividades muito bem definidas, inclusive a forma com a qual os colaboradores devem agir para que se obtenha o resultado desejado.
Outras empresas participam de mercados mais instáveis e, portanto, não podem agir com estabilidade, já que isso depende muito de suas relações comerciais, principalmente em setores que são menos previsíveis.
Qual é a melhor cultura organizacional?
Simples: ela não existe!
Essa é uma questão muito subjetiva. A cultura que funciona perfeitamente em uma organização pode levar outra para as ruínas, e o inverso também se aplica. Tudo depende muito de qual será a imagem que a empresa deseja passar para o mercado e também para os seus colaboradores.
É como se cada uma dessas 7 características fosse um nível, que pode variar de 0 a 100. Sua empresa deve entender qual é o nível saudável para cada uma das características, e o resultado será um conjunto de normas e comportamentos que, enfim, é a cultura organizacional.
Também não existe certo ou errado nesse assunto. Uma empresa que busca inovar muito pode subir rapidamente no mercado, mas se ela não souber como dosar essa inovação, é possível que ela se depare com infortúnios e problemas futuros.
O ideal é se reunir com toda a equipe de gestão da empresa e até mesmo com colaboradores mais antigos e de confiança e definir muito bem uma cultura que será adotada a partir de então.
Posteriormente, tudo o que acontecer na empresa terá influência direta da cultura organizacional definida, desde uma auditoria de contas até a contratação de um colaborador ou a procura por um investidor. Acredite: sua empresa tem muito a ganhar com essa definição.
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CULTURA ORGANIZACIONAL: como ela influencia a produtividade do funcionário