Cultura Organizacional: como ela influencia a produtividade do funcionário
Qual é a cultura organizacional da empresa na qual você trabalha? Faça essa pergunta aos seus funcionários e você verá que muitas respostas diferentes vão surgir. Se isso acontecer, é sinal que você precisa trabalhar um pouco melhor esse conceito até que todos tenham uma ideia parecida com relação ao que ele significa.
Mas o que significam exatamente essas duas palavras e por que elas são tão importantes em todas as empresas? Em linhas gerais, podemos definir a cultura organizacional como se fosse a personalidade de uma empresa – e justamente por conta disso, é importante que os seus gestores definam como querem que o lugar se pareça.
Mais do que isso, é preciso passar para todos os colaboradores uma visão completa com relação aos valores e aos anseios do que a empresa espera. Assim, seja a cultura organizacional claramente definida ou mais sutil, o mais importante é que os seus funcionários tenham uma boa noção do que a companhia espera que eles façam.
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Definindo cultura organizacional
Podemos definir cultura organizacional como um conjunto de valores compartilhados pelos seus membros, seja eles de baixa ou alta hierarquia, formando uma personalidade que diferencia a empresa das demais. É o conjunto de características valorizadas pela organização com o propósito de que elas se tornem um meio para se alcançar os objetivos.
Não é difícil compreender em teoria, não é mesmo? Porém, na prática, a maneira como as pessoas percebem a cultura organizacional, se ela não for clara, pode resultar em divergências de comportamento e na adoção de valores que não condizem com a realidade que os gestores esperam. Vamos a um exemplo para que você compreenda melhor.
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A cultura organizacional do Google
Uma das empresas cuja cultura organizacional se destacou nos últimos anos é o Google. A maneira como a companhia de tecnologia trata os funcionários, com uma série de benefícios tanto no local de trabalho quanto fora dele, acabou se propagando mundo afora e vem sendo copiada como um símbolo de gestão moderna.
A ideia é criar uma atmosfera mais lúdica, fazendo com que o funcionário se sinta relaxado. Assim, há liberdades como a possibilidade de jogar vídeo game no horário de expediente, os horários são mais flexíveis e a empresa oferece uma estrutura completa de alimentação para todas as horas do dia.
Por outro lado, isso não exime os funcionários do trabalho. Todos eles precisam ser responsáveis o suficiente para lidar com as suas metas pessoais e coletivas. A ideia, portanto, é focar nos resultados que devem ser alcançados e não nos meios que obrigatoriamente eles precisam usar para atingi-los.
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Características de uma cultura organizacional
Em linhas gerais, podemos elencar pelo menos sete características que ajudam a definir o que é a cultura organizacional de uma empresa. Algumas se destacam em maior grau e são claramente identificadas por todos enquanto outras são mais subjetivas e, se não forem reconhecidas pelos seus colaboradores, é sinal de que há a necessidade de tornar esses conceitos mais claros.
Capacidade de inovação: nesse caso, tratamos do grau de incentivo que os funcionários têm para inovar e assumir riscos. Sua empresa estimula esse comportamento ou é mais conservadora?
Atenção aos detalhes: a quão rígida a empresa é nas cobranças que faz com relação aos detalhes nas tarefas? A empresa é mais permissiva nesse sentido ou exige alto grau de detalhamento? Isso inclui, por exemplo, funções burocráticas e padronização.
Resultados: qual é o foco principal? As técnicas empregadas para se atingir os resultados ou os resultados por si só são a única coisa exigida? Há empresas que valorizam demais os processos.
Pessoas: as decisões dos dirigentes da empresa levam em consideração o impacto que elas terão sobre as pessoas? Uma empresa orientada para as pessoas leva sempre esse item em consideração.
Equipes: há predominância com relação ao trabalho em equipe ou os talentos individuais são destacados? Há empresas cuja organização é feita para funcionar sempre em pequenas equipes, enquanto outras podem deixar as tarefas sob a responsabilidade de uma só pessoa.
Agressividade: a competitividade é estimulada internamente e externamente ou a empresa tem um perfil passivo e mais acomodado? Essa característica é muito importante, pois funcionários que almejam crescer na carreira geralmente preferem a primeira opção.
Estabilidade: a manutenção das equipes e do status da empresa vem em primeiro plano ou isso não importa desde que os resultados sejam obtidos? Há empresas que mudam seu estilo com muita frequência, o que pode ser ruim para os funcionários.
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Tornando a sua empresa mais competitiva
De uma forma ou de outra, todas as empresas prescindem de profissionais dedicados para desempenharem as suas tarefas. No entanto, para que eles se sintam motivados a fazer mais, a crescer e a propagar os valores que a sua empresa apregoa é preciso, primeiramente, que eles conheçam quais são eles e que haja uma identificação.
Do ponto de vista do empresário, definir com clareza qual é a cultura empresarial a ser seguida é essencial. A resposta para essa pergunta deve estar presente até mesmo nos mínimos detalhes, o que inclui desde as atitudes que os gestores tomam no dia a dia até o ato de criar um logotipo. Tudo deve sempre ser pensado para que exista uma conexão.
Em contrapartida, quando os valores que empresa diz considerar não são vistos na prática, os funcionários tendem a se questionar e sentir que as coisas não vão bem. Não pode haver um descompasso entre aquilo que a empresa diz e aquilo que ela faz. É preciso que a linha de raciocínio operacional seja coerente.
Assim, tenha em mente sempre o seguinte questionamento: os valores que essa empresa apregoa são condizentes com aquilo que eu penso ou espero para o meu futuro profissional? Se a resposta for “não”, talvez seja melhor começar a procurar oportunidades em outros lugares.
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