Entenda a experiência de compra para a Geração do Milênio

A Geração do Milênio, ou Geração Y, está ganhando maior participação no mercado brasileiro e características exclusivas.

Uma nova geração de consumo tem necessidades diferentes das anteriores. Criar uma experiência de compra positiva para essa nova geração, e conectá-la com uma marca, é um grande desafio para os varejistas.

Quem, e quantos, são?

A chamada Geração do Milênio, também conhecida como Geração Y ou Geração da Internet, inclui as pessoas nascidas entre 1980 e 1995, consumidores hoje entre 20 e 35 anos de idade. Uma geração de grandes expectativas individuais de realização, surgiram numa época de grandes avanços tecnológicos, alta prosperidade econômica e facilidade de acesso material. Valorizam mais os serviços que o atendimento pessoal no processo de compra, querem comodidade, são consumidores muito bem informados e altamente conectados.

Em 2016, teremos 51 milhões de consumidores dessa geração no Brasil. Esse número representa 42% dos consumidores em idade adulta entre 18 e 59 anos. É um consumo dos mais expressivos. Estima-se que, em 2016, essa geração deverá decidir sobre a compra de produtos e serviços que irão totalizar R$ 1,1 trilhões em todo Brasil.

Como criar experiências de compra positivas para essa geração:

1. Dê a volta

Responsabilidade social, sustentabilidade, igualdade de gênero, comércio justo e solidário são mais que campanhas ou departamentos nas empresas para eles. Os consumidores dessa geração valorizam o comprometimento das organizações com uma proposta maior que a venda de um produto. Uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2015, indicou que três em cada quatro consumidores da Geração do Milênio estariam dispostos a pagar mais por “produtos sustentáveis” ou fabricados por empresas que estivessem comprometidas com “causas sociais”.

Mais que o envolvimento, é importante demonstrar claramente o comprometimento e o engajamento em causas sociais ou ambientais no processo de compra, fatores que sejam maiores que a simples operação comercial de compra e venda.

2. Agregue valor ao produto

O mundo está conectado, é muito fácil saber de algo hoje. Os consumidores dessa geração têm acesso a milhares de produtos iguais, em segundos, na palma da mão. O princípio da escassez e a oportunidade única de preço para gerar a venda não funciona bem como estratégia de marketing para essa geração.

As melhores experiências de compra estão relacionadas com os serviços complementares, atendimento, possibilidade de personalização, flexibilidade na negociação e tudo que possa diferenciar o produto de um commodity.

3. Contar histórias é cada vez mais importante

Considere que os consumidores dessa geração se comunicam com maior frequência, e mais rapidamente, que as gerações anteriores. Mais do que comprar um produto, os consumidores da Geração do Milênio vivem online e valorizam as histórias, imagens e as experiências vivenciadas. Compartilhar textos e fotos com pessoas conhecidas pode criar histórias únicas e valorizar o processo de compra. Tão importante quanto o benefício que o produto pode gerar, é a forma como ele se conecta com os consumidores dessa geração, e a experiência da compra.

Crie ações que gerem razões para falar sobre o produto ou vivências para outras pessoas.

4. O acesso é mais importante que a posse

Esse grupo de consumidores dá maior ênfase à felicidade e experiência que às posses. Diferentemente das gerações anteriores, a Geração Y é mais aberta a economia da partilha e experiência. Ter acesso aos produtos e serviços quando necessário, e pagar por isso, é um estilo de vida mais simplista, que valoriza a vivência, sensações, conveniência, mais ao aluguel ou empréstimo que o acúmulo de bens. Por exemplo, é uma geração que tende a valorizar mais o “investimento em viagem” e menos o “investimento em propriedade”.

5. Mais rápido e “mais omni”.

A Geração do Milênio assimilou facilmente as novas tecnologias e os benefícios que elas podem gerar. A escolha do cliente pelo momento e o local da compra é uma tendência no comércio, seja por tecnologia ou conveniência. Segundo uma pesquisa realizada pela SDL, 60% dos consumidores dessa geração esperam se envolver com a mesma marca, por qualquer canal, quando quiserem comprar algo, ao invés de buscarem outra marca.

Há uma vantagem competitiva das empresas ao disponibilizar vários canais simultâneos de acesso aos produtos no conceito “omni-channel” para essa geração.

A nova geração pode ser apenas uma segmentação demográfica e sociológica, ou uma nova oportunidade de se conectar com os consumidores. Ela chama a atenção do varejo porque haverá uma transferência ainda maior do poder de compra para estes consumidores que têm um comportamento diferente das gerações anteriores.

Sabemos que a capacidade de adaptação e mudança é uma condição essencial para sobrevivência, também dos negócios.

Notícia publicada originalmente no Dexi.

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