On Demand War: entenda a Netflix e sua estratégia mobile first

A concorrência anda agitada no mercado de conteúdo on demand.

Foto: Mobile Nation

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Na semana passada, a Amazon Prime deu sinais de que chegará em breve ao Brasil e, nesta semana, o HBO Go sinalizou que passa a ser oferecido aos brasileiro a partir deste mês de dezembro. Dois novos concorrentes de peso no mercado on demand.

Enquanto isso, a Netflix anunciou uma novidade importante esta semana: a possibilidade de os usuários baixarem o conteúdo e assistirem offline. “Essa estratégia resume um pensamento mobile first, a Amazon já tinha este serviço desde 2015”, diz o consultor digital Gil Giardelli. Ele reforça que em países emergentes é mais comum que as pessoas baixem para assistir.

Eric Messa, coordenador geral do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, explica que o novo recurso foi considerado pelo Netflix a partir da observação do comportamento dos usuários e pedidos explícitos. “Após acertos contratuais, o recurso foi liberado para gerar ainda mais valor para o serviço.”

Apesar de ser o maior mercado de vídeo on demand (VOD) da América Latina, o Brasil é o oitavo no mundo no segmento e ainda há um grande espaço para o desenvolvimento desta plataforma por aqui. Com uma receita estimada de US$ 352,3 milhões em 2016, o País viu o montante relativo a este serviço crescer 415% entre 2012 e este ano. Os dados são parte do estudo “O Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro”,publicado em outubro.

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