A sua estratégia de negócio está alinhada com o comportamento do consumidor?

Por Silvana Razeira

Foto via The Huffington Post

O relacionamento entre empresas e o comportamento do consumidor passa por mudanças constantes devido aos avanços tecnológicos que transformam os hábitos e formas de consumo das atuais e das novas gerações.

Com isso, as empresas precisam adaptar e redesenhar suas estratégias de negócio e réguas de relacionamento considerando este cenário.

Com o número crescente de pessoas conectadas aos smartphones, é evidente a migração de usuários dos computadores para os celulares. Nesse cenário, como as empresas podem entender o comportamento do consumidor e se destacar dos concorrentes? Surge a customização de serviços e produtos, ou seja, a necessidade das empresas se diferenciarem dos seus concorrentes.

Ainda, precisam interagir em real time com seus consumidores de acordo com suas preferências de compra e contato como, por exemplo, o melhor momento do dia para comunicar sobre uma oferta ou enviar um lembrete do vencimento da fatura.

Veja também: Propósito das marcas e uma nova geração de consumidores

Assim, o SMS Marketing cumpre um importante papel na divulgação de marcas e produtos, pois atinge diversos públicos de maneira eficaz por ser compatível com todos os tipos de aparelhos celulares e ter altos índices de taxa de abertura de até 98%. E não é só isso, o recurso possui baixo custo, permite que as campanhas sejam rastreáveis e é bem aceito pelo público. De acordo com um estudo da W2O Group 52% dos usuários permitem envio de publicidade por meio de SMS.

Outras estatísticas comprovam essas transformações. Segundo pesquisa da Accenture sobre o mercado corporativo de SMS, o volume de mensagens de texto enviadas por empresas para consumidores finais (A2P) será de 6,6 bilhões em 2017 no Brasil. Para efeito comparativo, dentre os cinco países pesquisados, a Inglaterra terá o maior volume de SMS A2P em 2017(19,3 bilhões) e o Brasil ficará em segundo lugar. Alemanha (5,5 bilhões), Argentina (2,5 bilhões) e Espanha (2,2 bilhões) completam a lista.

Portanto, não basta a divulgação dos produtos. As empresas precisam conhecer o comportamento do consumidor e se relacionar com ele respeitando essa nova forma de interagir. Ainda, é necessário investir na diversificação do budget de marketing e entender o recurso de SMS como um meio rápido e assertivo na comunicação com os clientes.

Silvana Razeira é gerente de Negócios da Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores.

Deixe seu comentário

comentários