Google Trips, novo aplicativo da gigante, inova no modo de viajar
O Google lançou um novo aplicativo que reúne em um só lugar informações essenciais para uma viagem. É o Google Trips. O app é separado em categorias – como roteiro do dia, reservas, coisas para fazer, onde comer e beber, entre outros – e ajuda a organizar as viagens com apenas alguns toques.
O conteúdo também fica disponível off-line, basta fazer o download da viagem para que ela fique salva no smartphone. Além disso, o Google Trips promete uma variedade de roteiros para as 200 maiores cidades do mundo, com itinerários populares e baseados nas experiências de outros viajantes.
Competição
O aplicativo não é exatamente uma inovação no mercado. Aliás, ela deverá competir com as ofertas da TripIt, plataforma de planejamento de viagens da Concur. No entanto, a Trips é muito menos voltada para viagens de corporativas que a TripIt – que oferece um serviço premium de US$49 ao ano, que além da recompensa, também avisa quando há a disponibilidade de um assento melhor no voo.
Porém, se de um lado o Trips carece de alguns recursos, ela compensa com guias úteis da cidade, aproveitada de uma ampla gama de serviços do Google. Aliás, outro ponto positivo do aplicativo é o fato de ele se basear nas informações armazenadas no celular para montar o melhor itinerário: se o tempo estiver chuvoso, o aplicativo irá recomendar atividades internas. Além disso, a opção “magic wand” (quase como um “estou com sorte”) pode montar um roteiro completamente diferente e longe do imaginado ao usuário em poucos instantes.
Privacidade
Para quem tem receio com a privacidade e a possibilidade de o Google ter acesso aos dados pessoais, o Trips não é um aplicativo recomendável. Agora, aos usuários que são confortáveis com o compartilhamento das informações pessoais, o Trips pode ser um companheiro de viagem tremendamente útil. Se a conexão do celular estiver ativa, o aplicativo irá recolher as informações em tempo real sobre os quais destinos estão abertas ou fechadas. Ele também irá fazer ajustes com base na hora do dia e tempo.
O Trips recolhe todas as reservas de viagens, automaticamente, a partir do Gmail e as organiza em viagens individuais. Para alguns especialistas, é bem provável que o aplicativo seja o mais útil lançado pela companhia desde o Google Photos.
O Google Trips já está disponível para iOS e Android.
Esta notícia foi publicada originalmente no site Panrotas.