iFood na gringa: aplicativo brasileiro inicia operações no México
O sucesso no Brasil e o alto investimento estrangeiro abrem as portas para que o serviço de delivery online comece seu processo de internacionalização.
Após receber um investimento de 100 milhões de reais, o aplicativo brasileiro de delivery iFood anunciou que em breve começará a operar no México. Com esse investimento, a empresa acaba de comprar 49% da SinDelantal, maior serviço de delivery de comida do México, e dar o primeiro passo em direção a internacionalização.
A aquisição de uma parte da SinDelantal foi uma compra casada entre a britânica JustEat – uma das maiores investidoras do iFood – e a Movile, dona de 60% do aplicativo. Dados financeiros sobre a transação não foram divulgados.
De acordo com o diretor financeiro do iFood, Carlos Moysés, os principais fatores que pesaram na hora de escolher o México como primeiro mercado internacional foram o número de consumidores e as semelhanças entre ele e o mercado brasileiro. “O México é hoje o segundo maior mercado da América Latina e, junto com Brasil, representa 70% do mercado de internet da região”, diz o executivo. “Queremos repetir o sucesso que temos no Brasil em outros países.”
Segundo Moysés, a empresa já considera expandir o serviço para outros países da América Latina que também possuam afinidade cultural com o Brasil. “Estamos sempre refletindo sobre a nossa experiência móvel e queremos ser a melhor opção e a maneira mais fácil de pedir comida por smartphones”, disse Felipe Fioravante, CEO e cofundador do iFood.
Atualmente, o iFood tem mais de 2 milhões de usuários ativos no Brasil e mais de 10 mil restaurantes cadastrados na plataforma. Dados afirmam que já forma intermediadas pelo aplicativo mais de 1,8 milhões de entregas desde seu lançamento, em 2011.