9 insights sobre o mercado de smartphones e apps no Natal

Conforme a temporada de festas se aproxima, muitos varejistas estão prontos para o frisson não só dos dias que antecedem as festas, como também para as grandes promoções que vêm depois.

Foto: Álvaro Serrano

Foto: Álvaro Serrano

Mas, eles estão preparados para um salto massivo das vendas mobile por meio dos smartphones?

Só nos EUA, o comércio pelo celular vai crescer 78,3% (emarketeer). No Brasil, estudo da AppsFlyer mostra, em 2015, pico de compras por apps (iOS) 5x maior do que o resto do ano, na última semana de novembro (Black Friday), atingido 190% de crescimento em compras por aplicativos.

O que fazer para aproveitar a onda

Pode parecer tarde para preparação para o natal, mas ainda há muitas coisas que os apps podem fazer para aproveitar o máximo das festas. Seguem nove insights úteis para quem está no páreo das compras pelo celular:

1. Comece a adquirir novos usuários o mais rápido possível.

Quanto antes o aplicativo ganhar novos usuários, mais dados você ele terá sobre hábitos e preferências antes do pico de compras. Esse entendimento dos usuários podem ajudar no engajamento, justo quando ele é mais importante.

2. Com isso em mente comece suas campanhas de aquisição de usuários ASAP

Se o app quer mais compradores nos grandes dias de vendas, devem focar em mais instalações em Outubro e Novembro. Assim, é possível vender mais nos dias de pico antes do natal, durante e pós-festas.

3. O Natal não é o pico de compras por apps. Um mês antes sim.

O consumidor leva em consideração os planos de viagem nos feriados e os prazos de entrega – justamente por isso as compras online serão feitas bem antes do natal. Haverá compradores de última hora, mas o ideal é que o app se planeje para o grande volume de pedidos pelo menos uma semana antes do natal.

4. Faça cross-channel para atrair seu consumidor.

O período de festas é uma das raras ocasiões em que os usuários gostam de receber lembretes e ofertas. Principalmente ofertas bem atraentes. Use e abuse do cross channel para atrair compradores ao aplicativo: retargeting, avisos Push e email.

5. Usuários de Android e iOS se comportam de forma diferente – portanto precisam de planos separados

Usuários de Android gostam de estender as compras além de Novembro. Usuários Apple têm pico entre a última semana de novembro (Black Friday) e termina em duas semanas.

6. Diversifique as mídias para maximizar retorno

Quanto mais inserções de mídia o app tiver, mais haverá espaço para campanhas “data-driven”. Aumentando o alcance para uma base maior de usuários em diversas mídias, aparecerá um novo rol de compradores interessados.

7. Tire vantagem do novo iPhone

Há muitos consumidores que estão torcendo para ganhar o novo iPhone de natal. Quando eles abrirem aquelas caixas, estarão ansiosos para baixar novos apps, então aproveite todas as oportunidades para manter o seu app na cabeça dos usuários. Por que não começar o ano com uma nova leva de usuários de iPhone?

São insights que podem ajudar aplicativos a capitalizar o altíssimo crescimento de compras mobile nessas festas. Está chegando perto, mas ainda dá tempo.

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