Instagram e Facebook para Lojas de Carros: aprenda a vender mais com essas ferramentas

As redes sociais estão cada vez mais dinâmicas e automatizadas, permitindo que as lojas de carros maximizem resultados através de ações integradas como a postagem em diversas redes sociais ao mesmo tempo. Esse é o caso do Facebook e do Instagram, duas das redes sociais de maior sucesso no momento.

Enquanto o Instagram oferece o ambiente propício para que a concessionária e a revenda de automóveis criem uma verdadeira vitrine virtual para os carros, o Facebook amplifica a divulgação dessas peças para uma quantidade gigantesca de outros usuários, dando maior visibilidade para as marcas e atraindo novos clientes. Fácil e rápida, essa integração agiliza toda a estratégia de comunicação da concessionária e da revenda de carros, otimizando tempo e recursos essenciais para melhorar a performance das equipes de vendas e do negócio em geral.

Além disso, o uso das redes sociais como forma de divulgação de produtos e serviços é uma opção a mais para quem deseja ampliar as oportunidades de negócios e ir além dos portais, anunciando com qualidade e baixo custo sem comprometer as demais estratégias de marketing e vendas.

Se você está neste caminho, buscando alternativas para potencializar as vendas de carros, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos falar sobre o uso do Instagram e do Facebook como ferramentas de vendas para concessionárias e revendedoras, demonstrando o alto poder de comunicação e persuasão dessas redes sociais de maneira integrada.

Preparado para essa jornada? Então siga em frente!

Instagram e Facebook para Lojas de Carros

As redes sociais e o novo consumidor

A evolução das redes sociais trouxe uma transformação irreversível no perfil dos consumidores. Mais exigentes, críticos, proativos e interessados no que as empresas têm a dizer, eles permeiam os perfis sociais corporativos para interagir com as marcas e estão prontos para elogiar ou criticar, sem amarras.

Com mais liberdade do que jamais tiveram, os consumidores agora fazem parte da construção da imagem e reputação das marcas, tornaram-se participantes ativos do mercado e buscam experiências únicas de relacionamento com as empresas que consideram importantes. Esse movimento já é bastante significativo e tende a crescer ainda mais na medida que as empresas trabalharem as redes sociais com mais profissionalismo e abertura para um relacionamento transparente e de duas vias.

Para se ter uma ideia do poder das redes sociais sobre o comportamento dos consumidores, mais de 90% deles consideram as opiniões de suas redes de contatos o fator mais importante no processo de decisão de compra. E os consumidores estão mesmo determinados a pesquisar na internet e nas redes sociais antes de comprar qualquer produto ou serviço, vencendo mais de 50% do processo de compra antes mesmo de chegar até a concessionária ou revenda.

E o que isso significa?

Significa que os consumidores já chegam na sua loja preparados, cientes das possibilidades, dos preços, da concorrência e do que pode ser negociado. Eles também já conversaram com outras pessoas, pesquisaram nas redes sociais e têm uma opinião formada em relação à empresa.

Dessa forma, se o consumidor já chegou até a sua concessionária ou revenda, isso significa que ele já tem uma percepção positiva do seu negócio, que recebeu boas recomendações e que você tem uma responsabilidade ainda maior na hora de vender para esse cliente, pois terá que superar as expectativas que ele criou quando interagiu com a sua loja/marca nas redes sociais.

E é exatamente isso que você vai ver como fazer mais à frente neste artigo, unindo o Facebook e o Instagram para vender mais.

O novo perfil do vendedor

Assim como o perfil dos consumidores mudou, o dos vendedores também está mudando. Com as redes sociais repletas de oportunidades de negócios, o vendedor moderno deve estar atento aos movimentos dos clientes, deve interagir e agregar valor para potencializar as vendas e gerar resultados para a concessionária ou revenda.

A agilidade das redes sociais na comunicação e interação exige dos vendedores de automóveis uma postura proativa e antenada com o mercado. Conhecer a fundo o setor, os lançamentos, novidades, preços e práticas da concorrência, contribui para estabelecer um vínculo mais forte com os clientes, construindo uma relação de confiança ao longo da parceria, de acordo com o valor do tempo de vida de cada cliente.

Ao mesmo tempo que investe em estratégias de marketing e vendas, o vendedor deve gerar valor para os clientes sem ter em mente um resultado financeiro imediato. Nutrir leads — que são aqueles potenciais clientes (pessoas ou empresas) que já demonstraram interesse no seu negócio — com conteúdos relevantes, que levem os usuários das redes sociais a seguirem as fanpages das concessionárias e revendedoras é um bom caminho para trilhar o sucesso, o que já está sendo feito por muitos profissionais de vendas.

Estar sempre presente e sanar as dúvidas e questionamentos dos usuários de redes sociais com um atendimento personalizado cria uma reputação positiva tanto do vendedor quanto da concessionária ou revenda, o que eleva o número de acessos a outras ferramentas de comunicação com o cliente, como sites, blogs, centrais de atendimento e chats, entre outros.

Consequentemente, as vendas aumentam e todo o ciclo de investimentos pode ser mantido e melhorado.

Mas como divulgar os carros no Facebook e Instagram?

A divulgação de carros no Instagram e no Facebook está crescendo cada dia mais devido ao alto potencial de relacionamento que eles geram entre empresas e clientes, já que ao postar no Instagram, você está automaticamente alimentando o Facebook da sua concessionária ou revenda com imagens incríveis que só podem ser trabalhadas através dos recursos do Instagram.

Não é à toa que o Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos tempos, já tendo superado a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Sua fácil integração com o Facebook e o poder das imagens, que é altíssimo quando se trata de encantar, emocionar e convencer um consumidor a comprar um carro, é um diferencial que vem sendo aproveitado por diversas marcas de automóveis para tornar a interação com seus clientes mais satisfatória e participativa.

Aproveitando todo o potencial dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, é possível tirar fotos incríveis dos automóveis e assim nutrir os seguidores do Instagram e do Facebook com conteúdo visual rico e direcionado para os objetivos da sua concessionária ou revenda.

Aliando as imagens a palavras-chave do setor automotivo, cada nova foto toma um impulso gigantesco na rede, atingindo não apenas os seguidores da sua concessionária ou revenda como também outros usuários dessas redes sociais que estão em busca de um carro novo ou um serviço especializado.

A geração de tráfego e divulgação orgânicos, que são aqueles realizados sem investimento financeiro, são essenciais para que a sua concessionária se torne relevante nessas redes sociais e passe a atingir cada vez mais pessoas com suas estratégias de marketing digital e vendas, mas é possível ir além e investir também em anúncios pagos, que potencializam suas ações e constroem relacionamentos mais rapidamente com o seu público, gerando aumento no número de seguidores e interessados e, consequentemente, no número de clientes.

A publicidade nessas redes sociais é essencial para que você dê maior visibilidade para a sua marca e construa uma base de seguidores ampla e engajada com a sua concessionária ou revenda, por isso é importante conhecer o potencial de cada uma e saber aproveitá-lo a seu favor.

Os anúncios pagos no Facebook

Comecemos pelo Facebook porque ele está há mais tempo no dia a dia das concessionárias e revendas e foi pioneiro na inserção de anúncios pagos em redes sociais. Para anunciar carros no Facebook, você deve criar campanhas através do Facebook Ads.

A ferramenta Facebook Ads permite que você impulsione publicações que foram postadas na sua fan page, como por exemplo, um post do Instagram que foi automaticamente realizado no Facebook também. Ao impulsionar uma publicação da fan page da sua concessionária ou revenda, você atinge um número enorme de pessoas que estão se relacionando com a sua marca na rede social.

Outra forma de anunciar no Facebook é criar anúncios exclusivos. O alto poder de segmentação do Facebook permite que você atinja seu público-alvo com facilidade na rede, envolvendo-o e gerando engajamento. Você pode ainda criar públicos específicos para interagir no Facebook através do upload de uma lista de contatos retirada do seu CRM. Identificando as características comuns entre todos os nomes da sua lista de clientes, o Facebook seleciona os usuários da rede que são compatíveis com o mesmo perfil e passa a exibir seus anúncios para essas pessoas, aumentando as chances de vendas.

Os anúncios pagos no Instagram

Da mesma forma que no Facebook, o Instagram tem como objetivo inserir publicidade paga na vida dos usuários sem interferir na experiência com a rede social, ou seja, de forma natural e segmentada, selecionando aquilo que é realmente interessante e relevante para cada usuário.

Mesmo incipientes, os anúncios pagos no Instagram começam a ser inseridos aos poucos e têm como principal público os usuários de dispositivos mobile, reforçando a tendência que o Facebook já vem demonstrando há algum tempo.

Os dispositivos mobile crescem a cada dia e é preciso que as concessionárias e revendedoras multimarcas tenham estratégias específicas para esse universo, atingindo ao público que está em constante movimento, mas sempre conectado, o que será perfeitamente possível e rentável através da integração entre Facebook e Instagram.

Fechando negócio

O principal objetivo para uma concessionária ou revenda de carros manter sua presença nas redes sociais é construir um relacionamento duradouro com o seu público, que gere engajamento e aumente a proximidade entre os clientes e a marca, auxiliando no processo de vendas. A partir dessa aproximação e da interação constante, os clientes se sentem mais seguros para buscar mais informações e ir além das redes sociais, visitando o site da concessionária e da revenda, acionando os vendedores e iniciando o processo de negociação.

Com uma estratégia de marketing e vendas integrada, você aproveita o potencial do Instagram e do Facebook juntos para elevar o tráfego do seu site e gerar envolvimento com suas postagens, criando o contexto ideal para que o cliente conheça os produtos e serviços da sua loja e possa, dessa forma, passar pelo funil de vendas com mais certeza do que realmente deseja.

 


Com o público altamente envolvido com a sua marca e mais disposto a receber publicidade em seus perfis de redes sociais (desde que esta seja segmentada, relevante e atraente), é possível desenvolver um ótimo mecanismo de interação e assim potencializar seus pontos de vendas, como site e loja física, direcionando o tráfego das redes sociais para esses pontos de contato através dos posts.

 

Além disso, você pode aproveitar a dinâmica e integração entre o Facebook e Instagram para abrir mais um canal de atendimento ao cliente, transformando sua atuação nas redes sociais mais participativa e focada nas necessidades do seu público-alvo.

O atendimento personalizado e ágil proporcionado por essas ferramentas também contribui para negociações mais rápidas, já que os vendedores têm a oportunidade de levantar as necessidades dos clientes sem se deslocarem de onde estão. Os clientes são supridos com informações em tempo real e podem acelerar a tomada de decisão, gerando mais vendas para a concessionária e a revenda.

Conclusão

Como destacamos ao longo deste artigo, as redes sociais têm como objetivo principal gerar relacionamento e engajamento dos clientes com a marca, direcionando o tráfego intenso de usuários para os principais canais de vendas, que são o site e as lojas físicas. Além disso, elas auxiliam na atração de novos clientes por meio de conteúdo rico e relevante, segmentado e direcionado para um público seleto.

Com o uso do Instagram e do Facebook de maneira integrada, você garante uma comunicação coesa e direcionada para o seu público-alvo, eleva a satisfação dos clientes já existentes e atrai novos clientes em potencial para que sua equipe de vendas possa entrar em ação no momento certo.

Com clientes mais seguros e bem informados, fica mais fácil fechar a negociação e assim aumentar as vendas. Pronto para o desafio?