Como abraçar a inovação disruptiva em passos simples?

Por John Doyle, do Advertising Age

Foto via Greg Rakozy

Foto via Greg Rakozy

A maioria das empresas reconhece as ameaças que a “interrupção” representa para seus negócios. Mas poucos veem as oportunidades que existem na inovação disruptiva, tão pouco reservam o tempo e o investimento requeridos para perseguir o pensamento novo.

Uma falta de visão ou uma cultura complacente do “se não é quebrou …” podem ser os culpados. Além disso, concentrar os recursos da empresa em inovações disruptivas pode ser demorado e oneroso, e ainda pode tirar o foco da gestão da rentabilidade do negócio principal. A mudança é difícil. Ter que encontrar tempo e investimentos para apoiar a mudança? Ainda mais difícil.

Mas há pequenas maneiras de aproveitar a inovação disruptiva – maneiras que podem ajudar uma organização a identificar novas ameaças ao desenvolver a inovação que acabará por suplantar o core business atual. Aqui estão cinco maneiras de baixo custo e esforço para desenvolver um hábito disruptivo:

Organizar um “Pitch Day”

Neste momento, há alguém dentro de sua empresa ou em parceiros que tem uma ideia sobre o seu negócio que poderia desbloquear a sua próxima inovação. Mas eles não têm um espaço adequado para falar com os líderes da empresa sobre isso. Então, crie um “Pitch Day”: um dia onde as melhores ideias ganham. Criar um fórum regular para ouvir ideias sobre o seu negócio é divertido e energiza seus parceiros e funcionários. Isso pode ajuda na identificação de uma inovação que pode alterar o negócio substancialmente.

Faça um hackathon de 24 horas

Talvez você esteja em preparação para o “Pitch Day” ou apenas uma ocorrência semi-regular para promover a inovação, mas não subestime o poder de um hackathon de 24 horas. Ao contrário do “Pitch Day”, essas sessões funcionam melhor quando estão focadas em um determinado problema ou tópico. Forneça aos participantes um amplo trabalho de casa para entender o problema, faça um esforço mínimo de empatia e possibilite saídas. Mesmo se você não encontrar a sua próxima grande inovação, no mínimo despertará o espírito inovador em sua cultura, demonstrando que sua empresa é séria em relação a novas ideias.

Olhe lateralmente

Abra seu campo de visão e olhe para indústrias adjacentes, veja os avanços que poderiam inspirar uma inovação. Samsung e outras grandes corporações fazem isso usando “Triz”, uma abordagem de resolução de problemas baseada na ideia de que alguém em algum lugar já resolveu o seu problema.

O truque é identificar a solução para o problema de sua empresa ou categoria de uma indústria diferente antes de aproveitá-lo para suas necessidades. Este é o tipo de pensamento que levou a Coca-Cola a analisar a indústria de dispositivos médicos, em última análise, emprestando tecnologia de microdistribuição para o uso em suas fontes de refrigerante Coke Freestyle.

Desenvolver um processo de alerta de interrupção de indicadores iniciais

Toda empresa teme um momento decisivo quando um novo participante perturba a categoria e torna sua própria existência discutível. Mas há indicadores adiantados de ameaças crescentes da interrupção. Onde exatamente você deve procurar essas ameaças competitivas dependerá de sua indústria, mas áreas comuns incluem registros de patentes, observadores de start-up (por exemplo, crunchbase.com), notícias de investidores e plataformas de inventores independentes como Kickstarter e Indiegogo. Trabalhe com seus parceiros ou equipes internas de gerenciamento de crises para identificar os melhores canais de indicadores iniciais de sua empresa.

Estabelecer relações com educadores locais, empresários

Siga o exemplo de empresas inovadoras como a GE, que acredita que “a abertura leva à inventividade e utilidade”, como diz. “Nós também acreditamos que é impossível para qualquer organização ter todas as melhores ideias”. As empresas que investem em parcerias com universidades locais ou aceleradores de start-up estão mais conectadas, conscientes e em sintonia com o que está próximo, do que aqueles que ficam apenas em seu caminho.

É apenas uma questão de tempo antes de você ser o disruptor ou o interrompido. Como George Bernard Shaw disse uma vez, “o progresso sem mudança é impossível, e aqueles que não podem mudar suas mentes não podem mudar nada.”

Loocalizei este conteúdo no Meio & Mensagem

Deixe seu comentário

comentários