Através do pôquer, colégios vem mostrando como jogos podem ajudar no aprendizado da matemática

Onde alguns veem um simples jogo de azar, instituições de ensino do mundo todo enxergam a oportunidade de ensinar preceitos de matemática e estratégia aos alunos

loocalizei-noticias-entreterimento-poker-matematica

 

Estratégia, habilidade e certo conhecimento em matemática para definir probabilidades quanto a jogadas lucrativas. Essas são algumas características exaltadas pelo pôquer, esporte que não só vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil – são mais de cinco milhões entre amadores e profissionais –  como também vem ganhando espaço nas escolas e universidades.

No último dia 25 de junho, por exemplo, o Colégio Militar do Paraná dedicou parte da sua tradicional feira de ciências para o tema. Na ocasião, Daniel Almeida, jogador profissional de pôquer e instrutor da Sensei Poker, escola virtual que ensina técnicas da modalidade esportiva, apresentou a palestra “O pôquer e o processo de tomada de decisão”.

Na apresentação, os alunos do colégio militar puderam ver como o pôquer, que desde 2012 é reconhecido pelo Ministério do Esporte como um esporte da mente – mesma categoria que o xadrez e o gamão – alia conceitos de matemática e estatística como o cálculo do Valor Esperado (EV), equilíbrio de Nash, entre outros conceitos.

Para o também jogador profissional e criador da Sensei Poker, Felipe Gonsalves Costa, “a demanda por esse tipo de palestra tem crescido ultimamente. Aos poucos, estamos conseguindo mostrar que o esporte pode, inclusive, servir como aliado no processo de educação, ajudando a desenvolver habilidades para disciplinas como a matemática. É até uma forma de atrair para o estudo temas como estatística, que não é unanimidade na preferência dos alunos”, afirma Costa.

Pôquer na universidade

Atentas ao poder que o pôquer tem no desenvolvimento de estratégias, cálculos e outras habilidades, algumas conceituadas universidades internacionais já oferecem o esporte como disciplina. É o que acontece, por exemplo, na renomada Harvard, localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também norte-americana.

No Brasil, já há duas instituições de ensino que possuem oferta de disciplina sobre pôquer. São a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde a disciplina é disponibilizada na Faculdade de Ciências Aplicadas.