Muito além do futebol: licenciamento esportivo ganha força e expande horizontes

O mercado de licenciamento esportivo tem voltado sua atenção para territórios que vão muito além do esporte mais popular do Brasil.

Foto via Sole Collector

Esses terrenos têm se mostrado extremamente férteis e, principalmente, demonstram enorme potencial para expansão de investimentos.

Essa tendência, que tem se fortalecido nos últimos anos, pode ser comprovada pelo interesse cada vez maior da indústria por marcas esportivas de prestígio mundial, como NBA, a maior liga de basquete do mundo, e UFC, a mais importante organização de MMA e uma das propriedades que mais crescem neste mercado no mundo.

Diversas outras marcas, como Fórmula 1, Jits, Freesurf e CrossFit, comprovam a crescente movimentação do setor, que também aproveita o aumento na popularidade de outros esportes no chamado “País do futebol”, que até alguns anos atrás não oferecia muito espaço para outras modalidades.

Atualmente, no Brasil, o mercado de licenciamento esportivo ocupa 10% do setor de licenciamento geral. Portanto, há uma infinidade de produtos nessa categoria, distribuídos por linhas de vestuário, calçados, acessórios, itens escolares, alimentos, bebidas e perfumes, entre outros.

Outra vertente muito explorada neste cenário é a utilização de licenças de celebridades do universo esportivo. Um exemplo é a marca de Ayrton Senna, que 20 anos depois da morte do atleta continua entre as mais lucrativas do esporte brasileiro. No próprio campo da velocidade, pilotos de gerações posteriores, como Rubens Barrichello e Leandro Mello, também adentraram o universo do licenciamento.

“São marcas com grandes perspectivas para crescimento no mercado nacional. Mais que o próprio esporte, elas vendem um estilo de vida, um conceito lifestyle completo, gerando muitas oportunidades em diversos setores da indústria”, observa Marici Ferreira, presidente da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento.

Produtos licenciados podem agregam valor à marca e impulsionar as vendas. No caso do setor esportivo, essas marcas também estabelecem um diálogo interessante com o consumidor que adota ou apenas admira o estilo de vida saudável. Nesse processo, ainda contribuem para aproximar o público de outras modalidades.

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